Skip to content

Boletim informativo do X Congresso do FORCINE

Prezad@s colegas
O X Congresso do FORCINE contou com ótimas participações, que permitiram debates e reflexões enriquecedoras a tod@s @s presentes, compostos de docentes e discentes.
Para o próximo período serão muitos os desafios, esperamos contar com tod@s vocês, lembrando que somos um fórum e não apenas diretores e conselheiros.
A assembleia geral ordinária elegeu uma nova diretoria e conselheiros (composições ao final), também deliberando por iniciar um processo de mudança estatutária a ser debatida até o XI Congresso, que será na ECO- UFRJ, Rio de Janeiro, com indicativo de agosto de 2015.
Em plenária final tomamos as seguintes decisões (aqui divididas por tema e responsabilidades):
A- Sobre o tema A VISÃO DAS ASSOCIAÇÕES REPRESENTATIVAS DA ATIVIDADE AUDIOVISUAL ACERCA DA FORMAÇÃO, a plenária final do FORCINE deliberou pelos seguintes encaminhamentos:
DIRETORIA DO FORCINE JUNTO COM REPRESENTANTE DE ASSOCIADAS:
1. Retomar o projeto de FSA de pós graduação continuada e PRONATEC junto à ANCINE. Professores da comissão responsáveis para encaminhar a proposta: Fernando Salis (UFRJ), India Mara Martins (UFF) e diretoria
2- Divulgar projetos mestrado profissional da UFSCAR e UFRJ. Os professores, Fernando Salis (UFRJ) e Alessandra Meleiro (UFSCAR), enviarão à diretoria. A diretoria FORCINE será responsável por compartilhar os projetos com outras escolas.
3- Indicativo de realização de seminários e reuniões, inicialmente por regiões e organizado conjuntamente pelas escolas, com o tema: formação e mundo do trabalho, que discutam inclusive a questão dos estágios e de experiências que sejam coerentes com a formação na área, exemplos: agências júnior, incubadoras e produtoras em escolas, gestão de negócios, coletivos de criação dentro de produtora.
4- Dar início ao processo mudança estatutária. Propor à assembleia que encaminhe, entre outras coisas uma discussão sobre participação de outros setores das escolas, tais como: funcionários e alunos- Responsáveis- Luciana Rodrigues (diretoria), José Gozze (FAAP), Eduardo Paiva (UNICAMP) e Leocádio (UFF)
5- Repassar, para fins de debate e construção de propostas, as informações sobre empresas júnior e produtoras experimentais que já existem. Responsáveis: Andréa Scansani (UFSC) e Lilian Santiago (CENUSP)

DIRETORIA DO FORCINE
6- Reencaminhar carta 2013 enviada à ANCINE às escolas para retomada dos diálogos sobre formação e FSA.
7- Negociar junto aos ministérios, às secretarias estaduais e municipais que as produções com dinheiro incentivado tenham cota de participação de estudantes de cinema e audiovisual em suas equipes.
8- Aprofundamento da discussão de estágios, nos seminários mencionados no item 3 e na pauta do XI Congresso do FORCINE, que poderá ter uma mesa com o tema.
RECOMENDAÇÕES ÀS ESCOLAS:
9- Que criem e estimulem as participações de discentes, funcionários e docentes em fóruns de discussões sobre o ensino de cinema e audiovisual.
B- No que concerne o debate A EXPERIÊNCIA DOS EGRESSOS a plenária final considerou indicar como ações para o próximo período
RECOMENDAÇÕES ÀS ESCOLAS:
1- Tendo em vista que o contato dos alunos com profissionais que atuam no audiovisual é estimulante e enriquecedor, sugere-se que as universidades busquem, cada vez mais, a participação de profissionais do mundo do trabalho por meio de atividades especiais como palestras, conferências, etc...
2- Fomentar a criação de produtoras juniores e incubadoras como forma de estimular a realização de atividades práticas profissionais e a formação de coletivos. (ver o item 5 do tema A)
3- Aumentar o oferecimento em disciplinas na graduação, ou em cursos de formação continuada, em áreas como roteiro, economia de negócios, formatação de projetos, legislação audiovisual, gestão de negócios, empreendedorismo, distribuição e exibição de conteúdos audiovisuais;
4- Atualização de conteúdos curriculares e de repertório como, por exemplo, análise de produções audiovisuais contemporâneas tais como séries audiovisuais, webseries e etc...;
5- Maior interação com cursos como economia, direito, administração, entre outros, que atuam na cadeia produtiva do audiovisual, visando formar parcerias e estimular a formação de equipes multidisciplinares;
6- Criação de tutorias para auxiliar os alunos, sobretudo no início dos cursos, a se situarem nas diferentes áreas de interesse do audiovisual;
7- Estimular os estudantes a terem contato e experiência nas mais diversas áreas de atuação, por meio de exercícios práticos de rodízios de funções;

DIRETORIA DO FORCINE
8- Reencaminhar junto ao MEC a questão da contratação de profissionais especialistas diante da dificuldade de atender à exigência de titulação para professores das instituições de ensino superior;
9- Próximo congresso - ampliação da participação dos egressos de outras áreas do audiovisual geográficas

C- No tema A FORMAÇÃO DO PONTO DE VISTA DOS FORMADORES decidiu-se por:
DIRETORIA DO FORCINE ENCAMINHAR ÀS ESCOLAS:
1)     Pedido de levantamento sobre fragilidades nos Projetos Pedagógicos e articulação junto às escolas associadas ao Forcine  de formas de  compartilhamento de expertises.
2)     Para a execução do item 1), há a necessidade de reativação do mecanismo de “Mobilidade docente” (Eliany- UFF- formulará uma proposta para encaminharmos ao MEC).
3)     Visando agregar as áreas de Inovação, Empreendedorismo e Gestão de Negócios Criativos no universo dos cursos de Graduação em Cinema/Audiovisual;  realizar aproximações junto a parques tecnológicos, Agências de Inovação nas universidades e Incubadoras regionais.
4)     Buscar levantamentos acerca do perfil dos alunos ingressantes nas escolas, compartilhando entre outras escolas.

Devemos agradecer a tod@s colegas e funcionários do  CTR- ECA USP pela organização impecável, particularmente à professora Maria Dora Mourão e aos professores Eduardo Simões dos Santos Mendes, João Godoy , Luis Fernando Angerami e João Paulo Amaral Schlittler, que estiveram desde o início das discussões. Também merecem nossos agradecimentos  os funcionários Eduardo Ribeiro e Ivone Vantini.
Sei que tod@s @s participantes admiraram o trabalho da equipe contratada para  produção, Letícia Falcão e Maria Santana.
Também agradecemos a todos @s debatedores e aos colegas que atuaram como mediadores e relatores das mesas: Aída Marques, Humberto Neiva, Leonardo Andrade, Alessandra Meleiro, Eliany Salvatierra,  Luis Angerami e Cintia Langie (secretaria da AGO)
Por fim, foram fundamentais: o apoio do MIS- MUSEU DA IMAGEM E SOM e a parceria com a Kinoforum.
Sobre a gestão de 2014-2016 foram eleitos:

Diretoria Executiva do FORCINE:

Presidente: Luciana Rodrigues (FAAP);
Vice- Presidente: Alessandra Meleiro (UFSCAR);
Secretário Geral: Guilherme Carvalho da Rosa (UFPEL);
Primeiro Secretário: Fernando Salis (UFRJ);
Diretor Financeiro: Eduardo Paiva (UNICAMP);
Primeira Tesoureiro: Eliany Salvatierra Machado (UFF)

Conselheiros:

Aída Maria Bastos Nepomuceno Marques (UFF) Ana Lucia Lobato de Azevedo (UFPA); Ney Costa Santos (PUC-Rio) João Paulo Amaral Schlittler (ECA USP), Eliseu de Souza Lopes Filho (FAAP), Luis Fernando Angerami (ECA USP), Kátia Augusta Maciel (ECo-UFRJ),  Aleteia Selonk (PUC- POA), Leocádio da Nova (UFF). Suplentes: Humberto Neiva (FAAP) e Julio Wainer (AIC)

A primeira reunião da diretoria será no próximo dia 25, por skype, dela sairão ações para cumprimento das deliberações da plenária final. Logo @s informaremos para darmos encaminhamentos.
Cordialmente

Luciana Rodrigues
Presidente do FORCINE