Skip to content

Encontro de organizações de mulheres no audiovisual ocorre na Berlinale 2020

O Movimento alemão Pro Quote Film promoveu neste 70º Festival de Berlim (Berlinale 2020) a segunda edição da mesa-redonda com organizações internacionais de mulheres no audiovisual. O encontro buscou dar um próximo passo em relação à primeira discussão com o tema Shifting the Narrative, com a perspectiva de que as narrativas são uma ferramenta de mudança e superação dos formatos e estruturas incorporados no presente, no campo do cinema e audiovisual.

A organização visa, com a ação, aprofundar o tema para que se possa criar mudanças sistêmicas nas instituições com relação à diversidade e igualdade de gênero no audiovisual. A premissa da discussão é a que existe uma crença na indústria, que deve ser superada, de que não há proficiência feminina suficiente para as funções da realização. É necessário, portanto, trabalhar globalmente para desconstruir esse entendimento.

O evento ocorreu na sexta-feira 21/02, dentro da programação do Festival, em Berlim, e trouxe diversos subtemas como a igualdade de gênero nos festivais internacionais, a construção de uma rede de contatos internacionais influentes, o trabalho com cotas, o papel dos dados no processo de mudança e o combate ao assédio por vias legais.

O destaque na programação foi para a participação da realizadora brasileira e indígena Graci Guarani, do povo Guarani Kaiowá, que compos um painel com a groenlandesa Nina Skydsberg Jacobsen, mediado pela realizadora canadense Tracy Rector, sobre a ampliação das vozes sub-representadas com foco na realização audiovisual indígena. Veja a programação completa do evento aqui.