Skip to content

Escolas de Cinema da Alemanha mobilizadas pela Igualdade de Gênero

Uma iniciativa de seis escolas de cinema e audiovisual da Alemanha está mobilizando a formação e o mercado audiovisual alemão e europeu em torno da igualdade de gênero. Trata-se do documento Juntos pela Igualdade de Gênero, que traz o panorama de sub-representação das mulheres nas relações de trabalho dentro do audiovisual em quase todos os ofícios, especialmente em áreas que são usualmente masculinas como produção, cinematografia/direção de fotografia, som, VFX, dentre outras.

O documento Juntos pela Igualdade de Gênero traz quatro questionamentos relevantes e centrais sobre o tema, envolvendo diretamente a formação em cinema e audiovisual na Alemanha, relacionados às assimetrias de gênero entre formação e ocupação de postos de trabalho no mercado, gênero em sua compreensão estrutural, forma de atuação das escolas e uma compreensão mais abrangente sobre a igualdade de oportunidades. Tais questões conduziram as principais escolas de cinema da Alemanha a adotarem uma posição baseada em quatro pilares: conhecimento, poder, empoderamento e compromisso.

O tema já esteve presente na mesa de abertura do último Congresso do Forcine, que ocorreu na UFSC em Florianópolis/SC, com a participação por teleconferência da professora Susanne Foidl, da Konrad Wolf Film University Babelsberg, uma das instituições signatárias. Na ocasião, houve a apresentação do documento feita pela docente. As escolas brasileiras podem acessar o documento traduzido a partir deste link. O Fórum agradece o empenho de Giulia Godoy, aluna do Bacharelado em Imagem e Som da UFSCAR, quem realizou a tradução, e recomenda que o documento seja discutido no âmbito das escolas brasileiras.