Skip to content

UFSM e UFSC realizam Festival Assimetria com inscrições até 30/4

A terceira edição do Festival Assimetria (Festival Universitário de Cinema e Audiovisual) que ocorre na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na cidade de Santa Maria/RS está com inscrições abertas até 30/4. Essa edição abrangerá filmes de até 25 minutos realizados no período de graduação ou pós-graduação em Instituições de Ensino Superior (IES) da região Sul do Brasil, mais Argentina, Uruguai e Paraguai. O intuito é difundir o curta-metragem universitário e promover a reflexão sobre as produções cinematográficas dos estudantes de graduação e pós-graduação, além de buscar contribuir para a promoção da cultura local, nacional e sul-americana.

O Festival Assimetria é sensível à situação pela qual o Brasil, e o mundo, está passando com a pandemia do Covid-19 e suas consequências. Entendemos o quanto esse cenário afeta nossas vidas, mas acreditamos que o cinema e o audiovisual tem desempenhado um papel fundamental nesse contexto. Diante disso, estamos trabalhando com a possibilidade de que a edição de 2020 do Festival possa vir a acontecer no mês de junho, talvez de forma virtual, permitindo que as produções universitárias circulem e sejam valorizadas. Portanto, as inscrições ainda estão abertas e podem ser feitas on-line até o dia 30 de abril. Poderão concorrer curtas-metragens universitários nas categorias de ficção, documentário e experimental e devem ter sido finalizados a partir de janeiro de 2018. As equipes devem ter sido compostas por pelo menos um estudante universitário e/ou egresso que assina uma das principais funções da obra.

O festival Assimetria é um projeto de extensão do Centro de Artes e Letras (CAL) da UFSM, em parceria com a TV OVO, com o Cineclube da Boca e com professores do curso de Cinema da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Acompanhe o Assimetria pela página no Facebook, que também serve de canal de comunicação para dúvidas, além do e-mail assimetriacine@gmail.com. Regulamento e Inscrições neste link.