Skip to content

Forcine comemora 20 anos com Congresso na UFRJ

Em 2020, o Forcine completa 20 anos de atuação como entidade representativa da formação brasileira em cinema e audiovisual. Em vista da comemoração, muitas atividades estão sendo previstas, como a realização de encontros regionais, mostra itinerante de filmes das escolas e o tradicional Congresso anual do Fórum.

A 16º edição do Congresso do Forcine já possui local e datas definidas. Através de uma chamada pública feita após o Congresso de 2019, foram recebidas quatro propostas para sede dos eventos. Todas foram contempladas pela diretoria do Forcine que definiu para os próximos anos um movimento gradual de "deslocamento" das sedes, uma vez que as últimas três edições ocorreram na Região Sul do Brasil, UNILA (PR), PUCRS (RS) e UFSC (SC), respectivamente.

Dessa forma, no ano de 2020, o Congresso ocorrerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Os anos seguintes têm indicativo para ocorrer nas demais associadas proponentes e a programação para a sequência será divulgada em breve. A edição de 2020, alusiva aos 20 anos da Entidade, ocorrerá entre os dias 2 e 5 de setembro de 2020 (quarta-feira a sábado).

Além do Congresso, estão previstos três encontros regionais de escolas que ocorrerão até a data do encontro nacional na UFRJ: Forcine Norte, Forcine Nordeste e Forcine Sul, o último já com data definida, de 14 a 17 de agosto, durante o Festival de Cinema de Gramado, em Gramado/RS. Há também a programação de uma Mostra Forcine da produção audiovisual das escolas que será itinerante. Além dessas programações, existem outras atividades sendo planejadas.