Skip to content

Forcine está celebrando 20 anos em quarentena

Ainda que todos estejamos em quarentena e as atividades presenciais de ensino de cinema e audiovisual estejam paralisadas pela pandemia COVID-19, o Forcine segue atuante e promovendo ações durante este período de distanciamento social. O ano de 2020, que começa de maneira inesperada, é especial para a entidade pois marca seus 20 anos de existência e estão programadas diversas atividades nesse período.

Uma das principais ações que estão em curso é a de um HUB de atividades e conteúdos para interessados em cinema e audiovisual no Brasil. Trata-se de um documento compartilhado que pode ser acessado através do banner principal do site da entidade, onde estão publicadas as indicações separadas por sessões que podem ser acessadas em um menu lateral. O HUB iniciou a partir de uma parceria do Forcine com a plataforma Imprensa Mahon que classificou seu conteúdo para disponibilizarmos às escolas e, desde então, vem crescendo através de novas parcerias e sugestões da comunidade dos cursos. As indicações estão sendo atualizadas frequentemente, no mínimo uma por semana.

Além do conteúdo da Imprensa Mahon, o Fórum viabilizou uma parceria com o Navega Rotas Criativas que permitiu a professores e estudantes das associadas o acesso a dois cursos em vídeo com profissionais reconhecidos no mercado audiovisual brasileiro e internacional: o produtor Rodrigo Teixeira e a diretora Anna Muylaert. O curso de Rodrigo versa sobre produção criativa para cinema e esteve disponível no período de 7 a 22/4. Já o de Muylaert é focado em roteiro cinematográfico e fica acessível de 23/4 a 7/5. Para visualizar o conteúdo, os professores das escolas associadas (veja se sua escola é associada) fazem um cadastro e recebem a senha e forma de acesso. Até a edição do Boletim, 61 docentes de escolas associadas tinham realizado cadastro para acessar o conteúdo.

Identidade Visual Forcine 20 anos

No ensejo dos vinte anos, o Fórum divulga o endereço de um site de referência para as informações das atividades de celebração que as escolas podem fazer uso e divulgar: forcine.org.br/vinte. Até o momento, foi divulgada a identidade visual dos 20 anos que, para marcar o período, substitui a marca do Forcine durante 2020 e pode ser amplamente usada e divulgada pelas escolas e públicos do Fórum. Os arquivos estão disponíveis nesse endereço acima.

Alguns encontros regionais, originalmente programados na forma presencial, estão sendo organizados para acontecer a distância. Pedimos para as escolas que fiquem atentas às novidades e/ou alterações que serão divulgadas na e-lista do Fórum, no site de referência e neste Boletim.