Skip to content

Forcine esteve no lançamento da Frente em Defesa do Cinema e Audiovisual

A diretoria do Forcine foi convidada a participar da sessão solene em homenagem à atriz Fernanda Montenegro e para o lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e Audiovisual Brasileiros. Ambos os eventos ocorreram no plenário Ulysses Guimarães da Câmara dos Deputados no dia 16 de outubro de 2019, em Brasília/DF. A professora Denise Moraes, coordenadora do curso de Audiovisual da UnB,  associada do Forcine, foi convidada a representar o Fórum. Segue abaixo o relato da representação, para conhecimento de todas e todos:

O lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Cinema e Audiovisual Brasileiros ocorreu com êxito, juntamente à homenagem oferecida à atriz Fernanda Montenegro por ocasião de seus 90 anos. Além do deputado Tadeu Alencar, coordenador da Frente, compuseram a mesa a cineasta Laís Bodansky, o representante do CONNE Renato Barbieri, o cineasta Luiz Carlos Barreto, o secretário de cultura de Pernambuco Gilberto Freyre Neto, o coordenador da BRAVI Marcos Altberg e o cineasta Gabriel Mascaro. Durante a solenidade, deputados e representantes do setor audiovisual reforçaram a relevância da criação da Frente Parlamentar que tem como objetivo promover uma ampla articulação nacional em favor da valorização da cultura e do audiovisual brasileiro, propondo atuar sobre iniciativas legislativas e governamentais que ameacem o cinema e o audiovisual.

Na ocasião, foi enfatizado o papel institucional da Frente na luta contra os retrocessos no campo da cultura e do setor audiovisual como o desmonte promovido na Ancine, as alterações no Conselho Superior do Cinema, o não aporte aos recursos do Fundo Setorial do Audiovisual e a censura a obras e projetos por motivos ideológicos. Os discursos no plenário reiteraram a importância do audiovisual enquanto atividade econômica geradora de cerca de 300 mil empregos diretos e indiretos, com um faturamento de 0,5% do PIB e 13 mil empresas envolvidas em sua cadeia produtiva, além de seu potencial na construção da identidade cultural brasileira e na valorização de sua diversidade.

Algumas pautas foram elencadas como fundamentais, entre elas a regulação do mercado de streaming no Brasil, a defesa de espaços para oferta e acesso de conteúdos brasileiros nas diversas plataformas e o direito à liberdade de expressão na promoção da cultura regional e nacional. 

Agradecemos à professora Denise pelo relato e pela disponibilidade em representar nosso Fórum em evento de tal importância. Reiteramos o compromisso do Forcine em integrar as diversas frentes de luta em defesa da educação, da cultura e da democracia.