Skip to content

Forcine lança manual para realização audiovisual na COVID-19

O Forcine lançou o Manual para Filmagens e Atividades Práticas nas Escolas de Cinema e Audiovisual com recomendações para o contexto da Covid-19. A publicação está disponível no site da entidade.

O Manual tem como principal objetivo garantir a máxima segurança para estudantes, docentes e funcionários das escolas e universidades dedicadas ao ensino de audiovisual no Brasil. A profissionalização dos jovens estudantes também é uma busca, pois eles em breve estarão integrando equipes técnicas no mercado de trabalho. Nesse contexto, existe a exigência da prática dos Protocolos de Segurança, considerando que os cuidados relativos ao Covid-19 não poderão ser descartados em um curto ou médio período de tempo. Além disso, este e os demais Protocolos têm importância também relativa ao caráter pedagógico, na medida em que serão abordados em sala de aula e incluídos nos planos de ensino das disciplinas de produção.

O Forcine reuniu integrantes da Rede de Produção em um grupo de trabalho. A partir da reflexão sobre os Protocolos de Segurança desenvolvidos pelos agentes de mercado nos estados brasileiros, bem como nos mercados internacionais, e do entendimento do funcionamento real das universidades brasileiras, este grupo de docentes trabalhou entre os meses de julho e setembro de 2020 nesta formulação.

Convidamos toda a comunidade acadêmica para consultar e conhecer o Manual, bem como para contribuir com revisões e inserções a partir das experiências de cada escola. Ressaltamos também que o Forcine, enquanto entidade representativa dos cursos de Cinema e Audiovisual, não recomenda que filmagens presenciais ocorram antes dos municípios decretarem a bandeira verde (ou aquela correspondente ao momento de total abertura).