Skip to content

Formação em Curso inicia com Webinar sobre Animação no Brasil

O Forcine, em parceria com o Anima Mundi, a JLeiva Cultura e Esporte e a Rede Seanima, dá início a seu ciclo de eventos do Programa Formação em Curso 2019 com um webinar de apresentação da pesquisa de mapeamento da Animação no Brasil, que está sendo realizada pela JLeiva e pelo Anima Mundi.

O mapeamento trará o perfil de alguns dos principais agentes do mercado de animação no Brasil, como produtoras e animadores independentes, buscando avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva do mercado de animação no Brasil. A pesquisa objetiva, também, gerar informações que possam ser úteis para o conjunto dos profissionais que atuam na área, fornecendo um perfil mais claro dos principais agentes, suas características, seus potenciais e suas necessidades.

Questões a serem apresentadas incluem se os agentes são pessoa física ou jurídica, número de funcionários, tempo de existência, áreas de atuação (curtas, longas, publicidade, TV, etc), número de filmes produzidos por ano, tempo médio de produção, linguagens e softwares com os quais trabalha, formação dos principais profissionais, participação em festivais nacionais e internacionais, premiações, faturamento, fontes de financiamento, perspectivas para os próximos anos e gargalos do setor. O lançamento do Mapeamento está previsto para ocorrer na próxima edição do Anima Fórum, em 2019.

O ciclo de eventos do Programa Formação em Curso prevê em 2019 uma série de webinars e eventos para as escolas sobre temas do universo da formação em cinema e audiovisual. Além deste primeiro, estão programados mais dois webinars, Políticas públicas para o Vídeo sob Demanda, no dia 25/e às 19h30, e Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil, no dia 2/4 às 15h.  Ambos serão divulgados com mais detalhes nas próximas semanas por meio de flyers enviados à lista do Forcine e ao mailing do boletim. As inscrições estarão abertas através do banner na página principal do forcine.org.br.