Skip to content

Forcine realiza mapeamento de diversidades na formação brasileira

O Forcine, como parte das ações dos 20 anos da entidade, está realizando um Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual. A ação é extensiva a todas as escolas de cinema e audiovisual brasileiras, associadas ou não à entidade, e está sendo realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine).

Como já apontado pela pesquisa e divulgado pelo Boletim Forcine, tal escopo é bastante amplo e composto por centenas de instituições brasileiras, envolvendo bacharelados, cursos tecnológicos, licenciaturas, especializações e cursos livres. Segundo a base do Ministério da Educação, apenas no ensino superior, 184 instituições ofertam formação regular em 2020.

No dia 31/7 foi encerrado o prazo para as escolas preencherem as informações e enviarem ao Forcine. Após a compilação dos dados, será possível ter um panorama inédito sobre a composição dos corpos docentes e técnicos das escolas quanto a gênero, raça e etnicidade, e portadoras/es de deficiência. Tais dados serão também cruzados com as áreas de atuação dos profissionais da educação em cinema e audiovisual. A pesquisa também contempla o perfil dos cursos brasileiros quanto a ingresso, existência de cotas sociais, bolsas de estudo, políticas de permanência, representação discente, acessibilidade às aulas e na produção audiovisual e o foco da pesquisa e da extensão em áreas estratégicas dos grupos subrepresentados.

A previsão é que os dados sejam apresentados à comunidade do Forcine durante a realização do XVI Congresso, alusivo aos 20 anos da entidade, que ocorrerá online no periodo de 23/9 (quarta-feira) até 26/9 (sábado). A concepção da pesquisa é das diretoras do Forcine Tainá Xavier (UNILA) e Alessandra Meleiro (UFSCar), com assistentes de pesquisa e um comitê consultivo formado por professores e técnicos de escolas associadas e entidades parcerias do Forcine. As informações sobre a pesquisa e, futuramente, a consolidação dos dados podem ser conferidas na página do Mapeamento no site do Forcine.