Skip to content

Informações gerais

INFORMAÇÕES GERAIS

XII Congresso do FORCINE discutirá as novas demandas da formação e oportunidades do audiovisual

Entre os dias 31 de agosto e 3 de setembro de 2016, será realizado o XII Congresso do FORCINE – Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual, na cidade de São Paulo. Professores, estudantes, profissionais do audiovisual, gestores públicos e pesquisadores discutirão as novas demandas do ensino e oportunidades para o setor, refletindo, ainda, sobre quais são os melhores caminhos e os desafios para formar essa nova geração que está chegando ao mercado em meio a tantas transformações. As inscrições foram encerradas no dia 25 de agosto.

A temática do XII Congresso do FORCINE pretende dar continuidade às discussões do 1º. Seminário Paulista de Ensino e Mercado de Trabalho em Audiovisual, realizado no ano passado. Para isso, seguirá com uma programação focada tanto em novas plataformas, quanto na preservação, no mercado de trabalho e na difusão das obras.

Os painéis e grupos de trabalho ocorrerão na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Também haverá a exibição de filmes dos estudantes das instituições de ensino associadas ao FORCINE no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP) dentro do 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo, evento parceiro do Congresso. O encontro também inclui o Cinema em Curso, que é uma palestra dos representantes das escolas para estudantes secundaristas, professores e pais sobre o ensino de cinema e audiovisual.

Programação

Na noite dia 31 de agosto, haverá a solenidade de abertura na FAAP, com a presença de Rubens Fernandes Júnior, professor e diretor da da Faculdade de Comunicação e Marketing da FAAP, e Luciana Rodrigues, presidente do FORCINE e também professora da mesma instituição. Em seguida, haverá um painel sobre o ensino de cinema e audiovisual. Maria Dora Mourão (USP) apresentará a experiência do Centre International de Liaison des Écoles de Cinéma et de Télévision; Débora Ivanov, diretora da Ancine, e Alessandra Meleiro, vice-presidente do FORCINE e professora da UFSCar, mostrarão a atuação das escolas e instituições Media Business School, La Fémis, L’École Nationale Supérieure Louis-Lumière, Institut Français e Les Gobelins, visitadas no começo de julho em Paris e Madri. Para fechar a mesa, Danielle Ribeiro (UFSCar) apontará os resultados da pesquisa com as escolas de cinema e audiovisual no Brasil. A cerimônia será encerrada com o lançamento do Programa Sky (Concurso Cinema+ | SKY AT&T).

No dia seguinte, logo na primeira mesa, o tema será Animação, Games e Motion Graphics e entre os debatedores, estão Jonas Brandão (Split Estúdio), Fernando Chamis (Webcore), Eliseu Lopes Filho (FAAP), João Paulo Schlittler (USP) e Carla Schneider (UFPel).

O GT 1 vai abordar a Preservação e o Ensino de Cinema e Audiovisual, com teorias e práticas. O mediador será o pesquisador e professor da UFSCar, Arthur Autran, e a mesa será composta por Fabián Núñez (UFF), Olga Futemma (Cinemateca Brasileira), Hernani Heffner (PUC-RJ) e Máximo Barro (FAAP).

Inserção no Mercado de Trabalho dos Estudantes e Egressos das Escolas de Cinema e Audiovisual será o tema do GT 2. Para discutir o assunto, foram confirmados: Claudia Büschel (Gullane), Malu Andrade (Spcine), Marta Cristina Marjota-Maistro (UFSCar), Luiz Adriano Daminello (UFPA), Fabiano de Souza (PUCRS), Lilian Santiago (CEUNSP) e Belisa Figueiró (UFSCar).

A segunda mesa do congresso será sobre Dramaturgia para Multiplataformas, e vai reunir João Massarolo (UFSCar), Aída Marques (UFF), Almir Almas (USP), Marilia Fredini (LabArteMidia ECA/USP), com mediação de Luciana Rodrigues (FAAP e FORCINE). No GT 3, serão discutidos os Aspectos Legais dos Contratos e Difusão de Produtos Audiovisuais no Âmbito das Escolas. Para compor o grupo, estarão presentes Humberto Neiva (FAAP e Espaço Itaú de Cinema), Gilberto Toscano (Cesnik, Quintino & Salinas Advogados), Cíntia Langie (UFPel), Luis Dantas (USP), Alessandra Meleiro (UFSCar e FORCINE) e Luciana Rodrigues (FAAP e FORCINE).

Fechando os grupos de trabalho, João Leocádio (UFF), Gerson Rodrigues (gestor de ensino de arte), Andrea Penteado (UFRJ) e Moira Toledo (FAAP), com mediação de Guilherme da Rosa (UFPel e secretário geral do FORCINE) vão abordar O Cinema e o Audiovisual no Ensino Fundamental e Médio e à Distância, no GT 4.

No sábado (03/09) pela manhã e começo da tarde, último dia de Congresso, estão previstas a plenária de fechamento dos trabalhos e também a Assembleia Geral Ordinária do FORCINE.

O XII Congresso é uma realização do FORCINE com apoio das instituições de ensino FAAP e UFSCar; apoio institucional da Agência Nacional do Cinema (Ancine) e da Spcine; parceria do 27º Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo; com colaboração da Sky.

SERVIÇO
XII Congresso do FORCINE
Onde: FAAP – Rua Alagoas, nº 903, Higienópolis – São Paulo/SP.
Quando: 31/08 a 03/09
Programação completa: http://forcine.org.br/site/2016/07/programacao/
Localize-se na FAAP: http://forcine.org.br/site/2016/08/mapa-da-faap/