Skip to content

LATC promove concurso de argumentos LATINX 2020

Com o objetivo de incentivar a escrita cinematográfica na América Latina, fomentar a criação artística, bem como ajudar roteiristas iniciantes nas indústrias de cinema e entretenimento altamente competitivas, o Latin American Training Center (LATC), associada Forcine, apresenta seu tradicional concurso anual, realizado desde 2013 e repaginado desde a última edição. As inscrições vão até o dia 3/7, em diferentes opções de preço e modalidades descritas no site do concurso.

Em 2020, a temática é “Diversidade LGBTQ+”, visando estimular a maior inserção de roteiristas desta comunidade na indústria audiovisual, de forma que suas histórias possam ser contadas, estejam visíveis e sejam mais uma ferramenta contra o preconceito. Serão valorizados argumentos que tragam pautas importantes sobre o tema. O Concurso é voltado para roteiristas iniciantes (sem nenhum longa produzido), estudantes e recém-formadxs, naturais ou residentes da América Latina.

O júri final será formado por dois docentes das escolas associadas ao Forcine: Cíntia Langie Araújo, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e Fábio Allan Mendes Ramalho, da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Os melhores argumentos em português também serão avaliados por Gil Baroni, diretor de Alice Júnior, e Julia Katharine, diretora de Tea for Two, primeira cineasta trans brasileira a entrar no circuito comercial. Os melhores argumentos em espanhol também serão avaliados por Miguel Lafuente, Diretor Artístico e de Programação do LesGaiCineMad, festival LGBTQ+ de Madri, e Marialy Rivas, diretora de Jovem Aloucada. As 30 primeiras inscrições receberão um feedback escrito do seu argumento, independentemente da sua colocação final.

Existe no LATINX 2020 a possibilidade de inscrição social gratuita para pessoas com renda familiar per capita de até um salário mínimo e desconto especial até o prazo final para mulheres, pessoas negras, trans e/ou estudantes recém-formadxs das escolas associadas ao Forcine até dois anos após a conclusão do curso. Veja mais informações, regulamento completo e inscreva-se no site do concurso.