Skip to content

Minidocumentário celebra os 20 anos do Forcine

O Fórum lançou, durante o XVI Congresso, em setembro, um minidocumentário para celebrar e contar parte da trajetória da entidade no ano em que completa 20 anos. O produto audiovisual está disponível no YT do Forcine e também no Vimeo, com a opção de download e exibição nas escolas e para a comunidade Forcine.

O Minidoc, Rápido, Institucional tem a duração de 20 minutos composta por pequenos depoimentos de diversas pessoas que participaram da história do Fórum e da atual diretoria que finaliza seu trabalho este ano. O minidoc traz um olhar dos dias de hoje, e dos desafios presentes à educação na área, um resumo da criação, no ano 2000, com fala de docentes e escolas fundadoras e da primeira presidente, Dora Maria Mourão. Também relata o momento de proposição e aprovação das diretrizes curriculares nacionais para os cursos de cinema e audiovisual, dos 16 congressos nacionais realizados e sua importância na criação e auxílio à novas escolas de cinema, do protagonismo feminino na história do Fórum, entre outros temas.

Toda a realização audiovisual do minidoc foi feita pela própria diretoria do Fórum. Participaram com depoimentos, em ordem de aparição, Dácia Ibiapina (UnB), Tainá Xavier (Unila), Sílvio Da-Rin (Cineasta), João Guilherme Barone (PUCRS), Débora Ivanov (+Mulheres), Fernão Pessoa Ramos (Unicamp), Maria Dora Mourão (USP), Luis Angerami (USP), Luciana Rodrigues (FAAP), Ney Santos Filho (PUC-Rio), Aída Marques UFF/UFRJ, Guilherme da Rosa (UFPEL), Julia Bafume (Unila), Aletéia Selonk (PUCRS), Kátia Augusta Maciel (UFRJ), Alessandra Meleiro (UFSCar) e João Luiz Vieira (UFF).