Skip to content

Novidades do Congresso

O VIII Congresso do FORCINE foi realizado de 29 a 31 de março de 2012 na PUC RIO com ampla participação de estudantes e professores de ensino de cinema e audiovisual, em experiências formais e informais, de todo o Brasil.

Sua plenária final, no dia 31 de março, deliberou:

GT Currículo de cinema e audiovisual

Reitera que

• No caso das universidades federais, a dotação de vagas de professores para os cursos novos de audiovisual siga também o critério da especificidade da área e não apenas o quantitativo de alunos.

• Os currículos dos novos cursos levem em conta as diretrizes curriculares da área audiovisual, desde o início do seu planejamento, mesmo os que estejam nomeados como habilitações;

• As escolas e universidades atentem para a importância de condições operacionais e de infraestrutura e o estímulo a contratações de mão-de-obra especializada para a excelência dos cursos;

• Apoio e maior divulgação do Qualis Artístico aprovado junto as agências de fomento.

• Discutir o conceito dos cursos de mestrado profissional e suas especificidades e diferenças em relação aos cursos lato sensu e outros.

E recomenda

• O aprimoramento e a continuidade do mapeamento dos Cursos de Cinema e Audiovisual com ampliação para os programas de pós-graduação .

• O encaminhamento junto a órgãos e instituições de pesquisa sobre postos de trabalho e ocupações (formais e informais) no mercado audiovisual dos egressos dos cursos.

• O encaminhamento de mapeamento das produções audiovisuais das escolas para conhecer a quantidade, tipologia e difusão. (JG)

• A criação de uma rede de discussão sobre os currículos dos cursos, novos e antigos, visando a troca de informações que culmine em um amplo processo de reflexão no próximo congresso Forcine, ampliando o conhecimento sobre a Licenciatura, Bacharelado, Tecnológico, novas experiências e práticas formais e informais entendendo melhor as demandas específicas.

• Retomar a proposta de uma política nacional de formação para o setor audiovisual, contemplando o ensino técnico, superior e as especializações.

GT TITULAÇÃO E RECONHECIMENTO DA EXPERIÊNCIA

1 – Estimular uma troca de informações e documentos sobre a contratação de professores com experiência profissional comprovada e sem titulação.

2-Aproveitar a experiência da construção das diretrizes curriculares da graduação para a criação de uma proposta básica de mestrado profissional em cinema e audiovisual.

3 - Debater e propor métodos de avaliação para os Qualis técnicos e artísticos para a sub-área de cinema e audiovisual.

4 - Valorizar a produção audiovisual como produção de conhecimento.

5 - Fortalecer a política concessão de títulos de notório saber e/ou especialista a docentes para a área de cinema e audiovisual.

Preservação

1 – Fazer projetos conjuntos com os programas de ciência da informação e departamentos de arquivos para a formalização e preservação de documentos impressos, audiovisuais e correlatos nas escolas, aproveitando editais de agências de fomento.

2 - Institucionalizar e apoiar a criação de instâncias que reúnam e preservem a documentação impressa, audiovisual e correlata, proporcionando a criação de uma memória institucional dos cursos de cinema e audiovisual.

Considerando que as atividades ditas não formais no ensino aproximam-se, por definição, àquelas de Extensão, o GT propõe:

1) Que o FORCINE atue institucionalmente no sentido do reconhecimento das atividades de Extensão, como uma das tarefas fundamentais da Universidade, equiparando-a ao Ensino e a Pesquisa;

2) Que no próximo congresso do FORCINE seja criada uma mesa específica para a discussão das questões relativas às atividades não formais e de Extensão;

3) Que seja estimulada a filiação das instituições não formais, como por exemplo, o CINEDUC e a Escola de Cinema de Nova Iguaçu;

4) Que o FORCINE atue para que seja criada uma linha específica de utilização dos recursos do FSA para o fomento às atividades de Extensão nas Universidades e às ações não formais propostas por outras entidades e instituições, sugerindo também à ANCINE a criação de editais para essas atividades.

O próximo congresso, IX edição, será no 1° semestre de 2013, na UNICAMP, Campinas, SP.

No dia 01 de abril de 2012 houve eleição da nova diretoria, com mandato a ser encerrado em 2014.

http://forcine.org.br/site/diretoria/