Skip to content

Forcine 2020: Encontros nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste

Como destacado no boletim anterior, 2020 é um ano especial para o Forcine, quando a entidade comemora 20 anos de atuação pelo ensino de cinema e audiovisual brasileiros. Além do tradicional Congresso Anual, com data definida para o período de 2 a 5 de setembro de 2020 na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mais três Encontros Regionais serão realizados.

O primeiro deles ocorrerá na Região Nordeste, nos dias 21 e 22 de maio, em Fortaleza/CE, no Porto Iracema das Artes/ Instituto Dragão do Mar, em cooperação com a Universidade de Fortaleza (UNIFOR). O segundo a ocorrer é o da Região Norte, nos dias 23 e 24 de junho, em Belém/PA, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O terceiro Encontro, e último antes do Encontro Nacional, será a 3ª edição do Forcine Sul que ocorre, desde 2018, no Festival de Gramado, em Gramado/RS, marcado para o período de 14 a 17 de agosto.

Um dos destaques está na realização da Mostra 20 Anos Forcine 2020, que reunirá a produção audiovisual das escolas por meio de curadoria e seleção realizadas pelo coletivo de cinema Sigma, parceiro do Forcine. Haverá divulgação do concurso nos encontros das regiões Nordeste e Norte e, no encontro regional do Sul, durante o Festival de Gramado, haverá a primeira exibição pública da Mostra. Após, os filmes selecionados serão exibidos no Congresso da UFRJ e, por fim, distribuídos para exibição itinerante em todas as escolas associadas.

Durante os Encontros haverá consultas para levantamento de demandas para a Pesquisa em andamento "Diretrizes para implementação de políticas para a diversidade nas escolas de cinema e audiovisual do Brasil". Todos os eventos serão gratuitos e terão sua divulgação, programação atualizada e formas de inscrição (se for o caso) anunciadas no endereço forcine.org.br/vinte.

Todos os interessados, realizadores audiovisuais, profissionais técnicos, críticos, cinéfilos, gestores, estudantes, professores e técnicos das escolas de cinema e audiovisual, dentre outros, são convidados a celebrar conosco os 20 anos de existência do Forcine em todas as atividades ao longo de 2020.