Skip to content

XV Congresso na UFSC produz Carta de Florianópolis

As discussões pautadas nas mesas e GT´s do XV Congresso do Forcine, realizado na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no período de 11 a 14 de setembro, motivaram a escrita da Carta de Florianópolis, endereçada a todos os cursos brasileiros de Cinema e Audiovisual.

O documento foi enviado para a lista eletrônica do Fórum após redação final elaborada pela diretoria do Forcine e traz um horizonte de pensamento e ação sintetizado em um conjunto de orientações e sugestões de temas para os cursos brasileiros que considera o atual panorama vivenciado no contexto do País. Segundo a carta, existe um cenário de dupla ameaça ao cenário do ensino de cinema e audiovisual, o primeiro configurado pela destituição da educação pública brasileira, sobretudo a de nível superior, e o segundo pelo cerceamento do mercado audiovisual brasileiro, por meio de interferências na configuração da Agência Nacional do Cinema (Ancine).

O conjunto de orientações considera sete temas que são descritos de forma detalhada como sugestões para reflexão dentro dos espaços de formação do cinema e audiovisual brasileiro. Tais reflexões, como destaca a carta, foram fruto direto do protagonismo e contribuição dos estudantes na realização do XV Congresso, representados pelo Centro Acadêmico do Curso de Cinema da UFSC em diálogo com outros estudantes de escolas que estavam presentes no Congresso. O documento está disponível no site do Forcine, na seção de publicações gerais, ou diretamente neste link.