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Egresso publica estudo sobre Festivais e Mostras Audiovisuais de 2018

O bacharel em Cinema e Audiovisual pelo Centro Universitário São Judas, Paulo Corrêa, publicou um estudo intitulado Festivais/Mostras Audiovisuais em 2018: Geografia e Virtualização. A publicação tem como objetivo tentar traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros, e como suas características se imprimem nos processos de inscrições de obras, abordando a internet como território fértil para a difusão audiovisual. O texto pode ser conferido aqui  e trata-se de uma continuidade dos estudos dos anos anteriores (2016/2017).

A edição conta com algumas novidades: quais metragens são aceitas nas inscrições e se o evento é internacional ou nacional. A relação de festivais/mostras e temáticas catalogadas estão disponíveis para consulta em uma planilha online, neste link. O texto se baseia em eventos audiovisuais brasileiros que abriram inscrição de obras e que aconteceram por completo no circuito em 2018. São três capítulos: aspectos gerais, com informações de longevidade, temática e duração; geografia, sobre os eventos realizados em cada estado; virtualização das inscrições, em que se analisa a quantidade de submissões recebidas no circuito.

Mais de 350 eventos abriram inscrições de obras em mais de 300 municípios diferentes, configurando 6% de ocupação em território nacional. O circuito é composto em mais da sua metade (59%) por festivais/mostras nacionais, e 70% se direcionaram exclusivamente para inscrições de curtas-metragens. Em 2018 foram mais de 120 mil inscrições (aumento de 20% em comparação a 2017) realizadas. 80% dos eventos receberam em média até 500 inscrições, enquanto os 13% restantes entre 500 a 999 obras inscritas e 7% que ultrapassam a marca de 1000 inscrições por edição.