Skip to content

LATC realiza concurso de argumentos de longa-metragem

O Latin American Training Center (LATC), escola associada ao Forcine, abre inscrições, de 20 de maio a 26 de julho, para uma nova edição do Concurso Latino-Americano de Argumentos de Longa-Metragem, o LATINX 2019. O concurso tradicionalmente visa estimular a escrita cinematográfica na América Latina, fomentar a criação artística e ajudar roteiristas iniciantes nas indústrias de cinema e entretenimento altamente competitivas. Realizado desde 2013, repaginado para esta nova edição, o concurso tem o apoio do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), do Festival Século XXI: Mulheres, Ação! e do Final Draft, o software de escrita de roteiros.

Para estimular o protagonismo feminino e a maior inserção das mulheres na indústria e na produção audiovisual, o tema desta edição do Concurso é Mulheres e Diversidade. Serão valorizados argumentos que tragam pautas importantes sobre a questão de gênero e com personagens femininas bem construídas e não estereotipadas. Como parte do júri final dos argumentos em português, o Concurso conta com Elisa Tolomelli, produtora de Central do Brasil, Cidade de Deus, Como Esquecer, entre outros, e Andrea Cals, produtora do Festival Século XXI: Mulheres, Ação!, além de professores de escolas de cinema associadas ao Forcine.

A oportunidade está aberta a estudantes, recém-formados e roteiristas iniciantes, residentes da América Latina, que devem concorrer de forma individual. Não será permitida a participação coletiva ou a coautoria. O argumento, de até 3 páginas, deve ser em português ou espanhol e não pode ter sido apresentado a nenhuma empresa produtora para uma eventual negociação e produção, nem ter sido premiado previamente em concursos similares. Os argumentos aceitos para participar do Concurso não poderão ser negociados com empresas produtoras até o término do mesmo.

Para estudantes e recém-formados, até dois anos após conclusão do curso, das escolas associadas ao Forcine, o valor da inscrição é de R$ 50,00 durante todo o período de inscrição. Para os demais, há uma variação na taxa de inscrição ao longo de períodos até o prazo final, em 26 de julho. Há ainda a possibilidade de realização de inscrição social destinada aos participantes que possuam prioritariamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo.

O concurso oferece premiação em dinheiro, sessões de coaching, livros do LATC e licenças do software Final Draft. Além disso, as 35 primeiras inscrições receberão um feedback escrito do seu argumento, independentemente da sua colocação final. Veja o regulamento completo neste link.