Skip to content

mapeamento


Em 2020 o Forcine está realizando um Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual e convidamos sua escola, associada ou não ao Forcine, para contribuir com a ação Diretrizes de Diversidade nas Escolas de Cinema e Audiovisual do Brasil. A ação é parte da comemoração dos 20 anos de existência do Fórum e está sendo conduzida em parceria com a Socine (Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual). A ação tem como objetivos gerais:

  • Formular um documento contendo diretrizes para implementação de políticas para a diversidade nas escolas de cinema e audiovisual do Brasil e
  •  Elaborar instrumento de aplicação pelas escolas para constante acompanhamento de produções e egressos.

O escopo abrange os cursos de cinema e audiovisual (Bacharelados, Tecnólogos, Licenciaturas, Especializações e Cursos livres) no Brasil, por isso é muito importante a participação de todas as escolas. A atual etapa da ação envolve:

  • Mapear os corpos docentes e técnicos dos cursos de cinema e audiovisual brasileiros;
  • Identificar políticas, iniciativas, projetos de pesquisa/extensão e coletivos com foco em diversidade e acessibilidade no audiovisual;
  • Levantar demandas específicas das escolas e das regiões;
  • Identificar representações discentes das escolas.

Para tanto, desenvolvemos um questionário a ser preenchido por uma representação da escola (coordenação, secretaria ou outra). O questionário pode ser solicitado pella escola através do e-mail do Forcine (contato.forcine@gmail.com). As questões devem ser respondidas apenas uma vez e dizem respeito a todo o curso. Caso sua instituição possua mais de um curso, ou cursos em modalidades diferentes (presencial e à distância, por exemplo), favor preencher um questionário para curso oferecido. Pedimos gentilmente que o preenchimento seja feito até o dia 31 de julho de 2020. Agradecemos desde já e nos colocamos à disposição para esclarecimentos no e-mail contato.forcine@gmail.com.


Equipe Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual

Concepção
Tainá Xavier (Unila)
Alessandra Meleiro (UFSCar)
Identidade Visual
Guilherme Carvalho da Rosa (UFPEL)
Assistentes de Pesquisa
Rafael Cardoso (UFSCar)
Laís Veronese (UFSCar)

Comitê Consultivo
Alessandra Brandão (UFSC), Claudia Priori (Unespar), Debora Ivanov (+ Mulheres) Djalma Ribeiro Jr. (UFSCar), Fernando Salis (UFRJ), Gabriel F. Marinho (ESPM), Gabriel Priolli (ICAB) Georgia Araújo (Coração da Selva), Jeferson Silva (Coletivo Macumba Lab), Juliana Lira (Lira Filmes), Karla Holanda (UFF), Lanza Xavier (UFPEL), Lilian Santiago (CEUNSP), Luciana Rodrigues (FAAP), Luciana Vieira (Ancine), Malu Andrade (SPCine), Marina Kerber (Coletivo Macumba Lab), Phelipe Caetano (Coletivo Macumba Lab), Ramayana Lyra (Unisul), Tata Amaral (Cineasta), Tammy Weiss (Instituto Querô), Viviane Ferreira (APAN).