Skip to content

 

 

 

O +Mulheres, em parceria com o Forcine, Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e com a Socine, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, com o patrocínio da Spcine, tem o prazer de trazer o curso Cinema Negro, exclusivo para docentes do Audiovisual.

A proposta do curso e de seu conteúdo, é promover a reflexão sobre a história do cinema negro no mundo, desde seu nascimento até o momento contemporâneo, ainda tão pouco debatido em nossa sociedade. 

 As aulas acontecem em dois encontros com a especialista Janaína de Oliveira, nos dias 6 e 13 de agosto das 9h às 12h.

 Conheça a professora:

 Janaína Oliveira

Pesquisadora e curadora, Janaína Oliveira é doutora em História, professora no IFRJ (Instituto Federal do Rio de Janeiro), e foi Fulbright Scholar no Centro de Estudos Africanos na Universidade de Howard, em Washington D.C., nos EUA. Em 2019 realizou a mostra “Soul in the eye: Zózimo Bulbul's legacy and the Contemporary Black Brazilian Cinema” no IFFR - International Film Festival Rotterdam. Foi consultora de filmes da África e da diáspora negra para o Festival Internacional de Locarno (2019-2020). Atualmente é curadora do Encontro de Cinema Negro Zózimo Bulbul (RJ), do FINCAR (Festival Internacional de Realizadoras/PE) e da Baobácine Mostra de Filmes Africanos de Recife. Faz parte da APAN (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro). É idealizadora e coordenadora do FICINE, Fórum Itinerante de Cinema Negro e é a programadora do Flaherty Film Seminar (Nova York) para 2021.

Inscreva-se no link: 

https://www.sympla.com.br/cinema-negro---para-docentes__1653070

O +Mulheres, em parceria com o Forcine, Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual e com a Socine, Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, com o patrocínio da Spcine, tem o prazer de trazer o curso Cinema Negro, exclusivo para docentes do Audiovisual.


A proposta do curso, e de seu conteúdo, é promover a reflexão sobre a história das mulheres no cinema desde seu nascimento até o momento contemporâneo, tendo em perspectiva o trabalho das pioneiras, a luta por afirmação e das daquelas minorizadas pela justa conquista pelo espaço tanto na sociedade quanto à frente e atrás das câmeras. Para isso, as aulas contarão com exibição de trechos de filmes, vídeos, além de debate entre as professoras e os participantes.

As aulas ocorrerão em duas manhãs de sábado, nos dias 13 e 20 de agosto, das 14h às 17h. 

Professoras: 

Flavia Guerra 

É documentarista, curadora e jornalista. Formada em jornalismo pela ECA-USP. Bolsista do Chevening Scholarship Programme, tem mestrado em Direção de Documentário na Goldsmiths - University of London. Produziu e dirigiu Karl Max Way (premiado no Festival É Tudo Verdade); é produtora associada de Meu Sangue É Vermelho (Needs Must Film-BR/UK). Foi repórter de Cultura de O Estado de S. Paulo por 15 anos. É colunista de cinema da Rádio Band News FM e do podcast Plano Geral (@planogeral_podcast). Desde 2019, cobre e comenta festivais internacionais para o Canal Brasil, incluindo os festivais de Cannes, Sundance, Veneza e Berlinale 2020. É curadora do Feed Dog - Festival Internacional de Documentários de Moda. Integra os coletivos Mais Mulheres e Elviras - Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e a Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Ministra o curso Documentário para Cinema e TV no Centro Cultural Barco.

Lorenna Montenegro

Crítica de cinema, roteirista, jornalista cultural e produtora de conteúdo, com mais de 18 anos de atuação na área. É uma Elvira, o Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema que possui integrantes de todos os cantos do país. Integra também a Abraccine - Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Cursou Produção Audiovisual na PUCRS e dá aulas no curso de formação Filmworks da AIC (Academia Internacional de Cinema), na modalidade de roteiro. Ministra oficinas, workshops e minicursos sobre crítica, história e estética do cinema/vídeo, além de participar como júri e palestrante na Mostra Nacional Sesc de cinema, Festival Internacional de Mulheres, Festival Varilux de Cinema Francês, Mostra de Cinema e Direitos Humanos, Festival Cabíria, Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Festival de Cinema de Gramado e Festival Pan-Amazônico Amazônia Doc. Coordena o Festival As Amazonas do Cinema, que teve sua primeira edição realizada em setembro de 2020 promovendo mostras competitivas e encontros entre realizadorxs cis e trans da amazônia e do mundo.

Inscreva-se no link: https://www.sympla.com.br/as-protagonistas-do-audiovisual---exclusivo-para-docentes__1655163

6˚ CINEPITCHING - INSCRIÇÕES ABERTAS - EVENTO 30 e 31 de Agosto

Estamos muito contentes de poder fazer esta sexta edição, e manter aberto o canal para aprofundar os elos entre mercado e escola, formação e realização.

Neste sexto ano, o CINEPITCHING, um evento que aproxima realizadores, produtores, roteiristas e diretores dos players de mercado que podem alavancar a produção dos projetos apresentados, mantém seu compromisso com a formação e o estabelecimento de uma ponte efetiva entre alunos, recém formados e o mercado audiovisual.

Com inscrição gratuita, projetos selecionados nesta categoria receberão tutoria e serão apresentados em sessão de pitching a uma bancada de produtores e players de mercado.

Mais informações no website do evento. http://www.bocaboca.com.br/cine-pitching/

 

Inscrições até 26 de julho.

Evento: 30 e 31 de agosto.

O Forcine Sul estará  no Hub Universidades que é parte do Conexões Gramado Film Market, a ação de mercado  voltada aos profissionais do Festival de Gramado. O tema será Games: formação e oportunidades, rompendo fronteiras.

O evento será realizado no dia 14 de agosto , às 15 horas no Teatro Elisabeth Rosenfeld, Câmara de Vereadores, em Gramado-RS e terá a participação de Sérgio Nesteriuck, da Universidade Anhembi Morumbi, Mônica Farias, da UFPEL, Chico Pereira da Feevale e mediação de Aleteia Selonk, da PUC-RS.

Com muita alegria, anunciamos que o CONGRESSO FORCINE 2022 terá como sede a Universidade Estadual de Goiás - UEG e acontecerá entre os dias  24 e 28 de outubro. O evento será remoto e terá como tema "Novas presencialidades e a construção de um ensino em rede".

Das adaptações exigidas pelo ensino remoto emergencial aos desafios do retorno à sala de aula presencial, vimos emergir novas formas e espaços de presença, pertencimento, diálogo e formação. Nem os espaços, nem nós, somos os mesmos. Como canalizar tantas transformações ao pensar e viver os ensinos de Cinema e Audiovisual no Brasil?

Intensificam-se as oportunidades de compartilhamento de novas metodologias, conteúdos, janelas e formas de comunicação entre docentes, discentes e instituições de todas as regiões do país. As redes criadas, fortalecidas e em ampliação alimentam-se do entusiasmo advindo tanto da maior presença do Cinema e do Audiovisual em nossas rotinas quanto do retorno à convivência em sala de aula - espaço no qual inevitavelmente imprimimos as marcas das histórias vividas remotamente.

Em 2022, buscamos pensar sobre como podemos potencializar nossos ensinos presenciais a partir das experiências pedagógicas de nosso passado recente, em um esforço propositivo de continuar atravessando um período crítico da história de nosso país e lutar pela valorização da Educação e do Audiovisual como fatores de autonomia, dignidade e liberdade de expressão. 

Vem aí a Expocine 2022!

Em sua 9ª edição e voltando ao formato 100% presencial, a Expocine 2022 acontecerá de 20 a 23 de setembro, em dois espaços, separados por apenas 150 metros de distância, na região da Avenida Paulista: o já tradicional Cine Marquise e um dos mais conhecidos e visitados hotéis da cidade de São Paulo, Renaissance. 

O Cine Marquise sediará em suas salas a cerimônia de abertura, painéis e palestras, apresentação das distribuidoras e alguns expositores que precisam estar dentro de um cinema para reforçar ainda mais a importância de seus produtores e serviços. Os visitantes contarão com tecnologia de ponta de som Dolby Atmos, projeção Laser da Cinionic e uma tela de última geração da Harkness.

Já o Renaissance Hotel sediará o centro de credenciamento ao visitante, além da já famosa feira de negócios, contando com mais de 30 estandes expositores. A conveniência com o Renaissance Hotel contará com bares, restaurante e mais de 400 quartos que já podem ser reservados por quem quiser aproveitar cada detalhe da maior convenção de negócios do audiovisual da América Latina.

Reserve sua agenda!

Mais informações em breve no site www.expocine.com.br

Como parte da parceria do Forcine com a plataforma Cardume, estão sendo oferecidas condições especiais de aquisição para escolas associadas ao Coral - Clube de Benefícios da Cardume. O Coral é dedicado a oferecer benefícios à comunidade de produtores audiovisuais do Brasil. Além do acesso ilimitado ao catálogo de filmes, os participantes também têm acesso a editais, eventos, laboratórios, masterclasses e consultorias durante todo o ano, além de receber descontos com parceiros. 

Entendendo que este é um produto que potencializa a formação e oferece fomento à produção independente, principalmente na etapa formativa, a Cardume oferece o produto com valores promocionais para compra de pacotes de assinaturas por centros de ensino de cinema e audiovisual brasileiros. Estudantes de escolas associadas ao Forcine têm 10% de desconto aplicado sobre os valores regulares. Instituições interessadas devem solicitar o código através do e-mail contato.forcine@gmail.com. Há também pacotes com descontos ainda maiores para aquisição institucional de planos semestrais e anuais. 

Mais informações sobre o clube em: https://cardume.tv.br/clube_de_beneficios_pgaberta/

Quer oferecer esse benefício aos estudantes de sua escola? Entre em contato conosco.

No mês de julho demos início ao processo de renovação de nossa parceria com o recebimento das anuidades de 2022. Enviamos para os e-mails de contato da diretoria financeira a carta apresentando as orientações para pagamento e um relato das ações recentes do nosso Fórum.

Lembramos que é graças às contribuições das escolas associadas que podemos planejar e realizar nossas ações em prol do ensino de qualidade na área do cinema e audiovisual. Conforme decidido nas últimas assembleias, manteve-se o mesmo valor de anuidade desde de 2018 (R $700,00). 

Como sempre foi a nossa prática, somos sensíveis às adversidades que (infelizmente) têm sido constantes na gestão financeira das instituições de ensino brasileiras e estamos disponíveis para negociações de prazos, parcelamentos ou qualquer auxílio necessário para o processo de quitação das anuidades.

Caso sua escola não tenha recebido a mensagem ou em caso de qualquer necessidade de negociação, não deixe de entrar em contato. Nosso e-mail é financeiro.forcine@gmail.com

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.