A plenária final do IX Congresso do FORCINE, reunida no dia 17 de agosto de 2013 no Instituto de Artes da Unicamp, decidiu encaminhar, a partir das reuniões dos Grupos de Trabalho:
Políticas Gerais:
1. Em face da constatação das dificuldades em contratar especialistas do mercado para os cursos de universidades e, inclusive, para oficinas ou cursos de curta duração deve-se buscar a criação de mecanismos junto ao MEC para sanar essa demanda, de forma a permitir maior flexibilidade na contratação desses profissionais;
2. Que haja maior fomento à produção universitária pela Ancine ;
3. Ainda sobre fomento: que seja feita reaproximação com a SAV- MinC para a realização de ações, como criação de editais específicos para a produção universitária e a retomada o Prêmio SAV de teses de mestrado e doutorado.
4. Que o FORCINE continue com ações junto à ANCINE para valorização da formação como essencial à qualificação do audiovisual e cinema brasileiro
5. Que o FORCINE mantenha suas articulações junto aos órgãos públicos para realização de pesquisas como mapeamento de postos de trabalho e levantamento sobre ensino de cinema e audiovisual em todos os níveis
6. Gestão do FORCINE para criação de uma política de governo de apoio às Escolas de Audiovisual no que se refere à equipar as IES com equipamentos que diminuam a defasagem que hoje há em relação ao mercado.
7. Aproximação do FORCINE da comissão interministerial - atualmente representada por Marcelo Ikeda - para desenvolver políticas públicas para educação do campo de audiovisual junto ao MEC e ao MINC
8. Ações visando que a Capes de contemple e valorize a produção discente no sistema Qualis.
9. Criação um documento do FORCINE para a ABTU solicitando abertura de diálogo para uma maior parceria entre as produções das escolas e as TVs universitárias
Para as escolas:
10. Que haja aproximação da produção com as TVs universitárias,
11. Encontrar caminhos para que se assista mais aos filmes produzidos nas escolas. Professores e alunos devem poder ter mais acesso a esses filmes gerando debates qualificados.
12. Valorização da importância de reuniões pedagógicas regulares entre os professores dos cursos e sistemas de avaliação de disciplinas pelos estudantes.
13. Recomendação às escolas para que contribuam com as pesquisas sobre egressos que será promovida pela SOCICOM
14. Que haja valorização na preservação e conservação nos currículos e ações das escolas, como a criação de disciplinas relacionadas à área.
15. Valorização do ensino de licenciatura em cinema, com circulação do máximo de informações sobre a Licenciatura da UFF na lista do FORCINE
16. Sobre o mestrado profissional: que haja estímulos à sua criação pelos cursos, com compromisso de que ECO-UFRJ disponibilize informações sobre o projeto de mestrado profissional para divulgação do FORCINE.
17. Compreensão da importância da sala de aula, nos cursos de cinema e audiovisual, como espaço em que se conjugue o ensino e a pesquisa. Que isso resulte em artigos académicos ou outras formas de circulação de ideias de inovação no ensino superior como desdobramento da conjugação entre ensino e pesquisa.
18. Busca de formas de diálogo entre graduação e pós. Por exemplo, através de disciplinas com triplo credenciamento UFF-UFRJ-PUC; cursos de duplo credenciamento, PAE, IC, TCC, jornadas de debates temáticos.
19. Ampliação dos espaços de produção discente em revistas e em jornadas de estudos (também inter-institucionais e incluindo pós).
20. É importante que as escolas trabalhem em AVALIAÇÃO E REFLEXÃO: Criação de espaços de debate público das produções audiovisuais realizadas na escola. Debate do sentido é necessário para o debate da técnica. Envolver nesse processo não só e alunos e professores, como pesquisadores da Pós, os críticos e os profissionais da área, bem como diferentes públicos através de sessões em salas públicas e cineclubes acompanhadas de discussão.
21. Que os projetos pedagógicos valorizem cada vez mais a teoria e crítica de cinema e audiovisual
Funcionamento do FORCINE:
1) Que haja implementação de política de fato de filiação de profissionais ligados à área de ensino do audiovisual e com contribuição mensal para fortalecer a estrutura e a representatividade do FORCINE (como ocorreu com a INTERCOM). Vislumbra-se desta forma a realização de um Festival do Forcine e outras ações como concurso e aumento de participação social e política.
2) Recomendação de que sejam realizados encontros regionais como prévia para o encontro nacional, através de vídeo conferências.
3) Criar vínculo entre as instituições participantes do FORCINE que favoreça a troca de conteúdo através da lista de profissionais de ensino vinculados ao Fórum. Que os Coordenadores das escolas enviem ao FORCINE uma lista com os professores e suas áreas de atuação.