Skip to content

DELIBERAÇÕES DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA REALIZADA EM 01 DE ABRIL DE 2012

FÓRUM BRASILEIRO DE ENSINO DE CINEMA E AUDIOVISUAL - FORCINE

ATA DE ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA, REALIZADA EM 31 DE MARÇO DE 2012.

AO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE ABRIL DE 2012, NA SALA K112, DO EDIFÍCO KENNEDY, NO CAMPUS DA PONTIFÍCIA UNVIERSIDADE CATÓLICA DO RIO DE JANEIRO, LOCALIZADO À RUA MARQUÊS DE SÃO VICENTE, 225, GÁVEA, RIO DE JANEIRO, RJ, REUNIRAM-SE OS SEGUINTES REPRESENTANTES DAS ESCOLAS FILIADAS, MEMBROS TITULARES COM DIREITO A VOZ E VOTO, OS QUAIS ASSINARAM A LISTA DE PRESENÇA QUE VAI ANEXADA A ESTA ATA:

Habilitação em Cinema do Curso de Comunicação da Fundação Armando Álvares Penteado: José Gozze e Luciana Rodrigues Silva; Curso de Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal Fluminense: Aída Maria Nepomuceno Marques e João Luiz Leocádio Nova; Curso Superior do Audiovisual- ECA USP; Luiz Fernando Angerami e Eduardo Santos Mendes; Curso de Graduação em Comunicação Social, Habilitação em Midialogia da UNICAMP: Gilberto Alexandre Sobrinho e Eduardo Paiva; Curso de Comunicação Social, Habilitação em Cinema PUC-Rio:Angeluccia Habert; Curso Superior de Tecnologia em Produção Audiovisual - PUCRS: João Guilherme Barone Reis e Silva;Curso de Comunicação Social-UFRJ: Katia Augusta Maciel e Fernando Salis; Curso de Comunicação - UNB: Erika Bauer e Marcos de Souza Mendes; Curso de Comunicação Social Universidade Anhembi-Morumbi: Bruno Hingst e Ricardo Tsutomu Matsuzawa.

Convocação: a convocação para a AGO foi encaminhada por escrito a todos os membros, 30 dias antes da data de sua realização, consoante com o Art.26 do Estatuto Social.

Quorum de Instalação: A Assembléia foi realizada em segunda chamada, com início às 9 horas e 50 minutos atendendo ao quorum descrito no Art. 29 do Estatuto supra mencionado, tendo como ordem do dia, conforme o edital de convocação:1- Relatório de atividades da Diretoria Executiva, no período 2010-2012; prestação de contas do exercício 2011-2012; deliberar sobre o local para a realização do IX Congresso do FORCINE; eleição da Diretoria Executiva, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal, de acordo com os Art. 17, 18 e 25 do Estatuto Social. Composição da Mesa: Nos termos do art. 29, a condução dos trabalhos coube à presidente, Aída Maria Nepomuceno Marques, a qual convidou o representante da PUCRS, João Guilherme Barone Reis e Silva para secretariar os trabalhos, os quais subscrevem a presente Ata. Deliberações: Com relação ao item 1 da ordem do dia, a presidente Aída Maria Nepomuceno Marques informou sobre as atividades permanentes da entidade: participação no Conselho Consultivo da SAV; representação em eventos da SOCICOM e do CBC (com indicação para o Conselho); contato com novas escolas para fins de filiação; reuniões para encaminhamentos com ANCINE; indicações para comissões de seleção (como as do PROAC de SP). Houve também relatos de outras atividades da Diretoria no período,com informações complementadas pela Diretora Financeira Luciana Rodrigues, referentes a representações em eventos como o encontro das escolas CIBA, em junho de 2011, Simpósio a pós- produção criativa, em novembro de 2011(ambos na Cinemateca Brasileira); coordenação da Sessão Temática sobre Audiovisual no Confibercom - 1º Congresso Mundial de Comunicação Ibero-Americana, em agosto de 2011; Terceiro Encontro de Documentaristas da América Latina e Caribe do Século XXI; palestra no CINEPE 2011; representação no CINEGRID 2011; implantação do website do FORCINE que já está no funcionando(concepção, aquisição de domínio, design); pesquisa e publicação do mapeamento de escolas de cinema e audiovisual no Brasil, já publicado no website; convênio com a Programadora Brasil para desconto em Box de Programas para as escolas associadas; colaboração com o projeto Cine-Educação no Distrito Federal; atuação na pesquisa SOCICOM – IPEA para Panorama das Comunicações e Telecomunicações e encerramento definitivo da sede em São Paulo. Acrescentou que as reuniões de diretoria passaram a ser feitas por Skype. A presidente Aída Marques destacou as dificuldades de estabelecer uma interlocução com o MEC que havia se comprometido em enviar um representante para o VIII Congresso, mas que o mesmo não compareceu por problemas de última hora na agenda. Por outro lado, foi possível estabelecer de um diálogo com a ANCINE, através de várias visitas, e que a meta será trabalhar para que a Linha de Formação do Fundo Setorial do Audiovisual seja efetivamente aberta para a realização de projetos. A seguir, a Diretora Financeira Luciana Rodrigues solicitou a leitura do parecer do Conselho Fiscal sobre a prestação de contas do exercício 2010-2011, lembrando que o relatório financeiro foi distribuído a todos os representantes das escolas filiadas. O parecer foi lido pelo Conselheiro Fernando Salis (UFRJ) e aprovado pelo plenário. Foi deliberado que a Diretoria deve fazer relatórios periódicos sobre o andamento das atividades, inclusive a participação em comissões. Foi aprovada a proposta de João Luiz Leocádio (UFF) no sentido de que seja analisada a possibilidade de filiação dos programas não-formais de ensino de cinema e audiovisual, sem o pagamento da anuidade, até a realização da próxima AGO. Aprovada a realização do IX Congresso FORCINE na UNICAMP, em março de 2013, proposição apresentada por seu representante Eduardo Paiva. Também foram aprovadas as recomendações de que os próximos congressos devem dedicar mais tempo para o debate e a troca de experiências entre as escolas filiadas, proposta de Luciana Rodrigues e César Migliorin, e de que seja organizada uma mostra da produção audiovisual das escolas e não somente de filmes, proposta de Gilberto Oliveira Sobrinho. A seguir, o plenário referendou a filiação de duas novas escolas: a Academia Internacional de Cinema, AIC, e a Universidade da Paraíba, UniP. Logo após, foi aberto o registro de chapas para a eleição de Diretoria, Conselho de Representantes e Conselho Fiscal, para o período 2012-2014, de acordo com os Art. 17, 18 e 25 do Estatuto Social, sendo registrada uma única chapa, apresentada por Luciana Rodrigues, constando os seguintes nomes e cargos: presidente, Aida Maria Nepomuceno Marques (UFF); vice-presidente, Luciana Rodrigues da Silva (FAAP); secretária geral, Katia Augusta Maciel (UFRJ); primeiro secretário, João Guilherme Barone Reis e Silva(PUCRS); diretor financeiro, Eduardo Paiva (UNICAMP); primeira tesoureira, Erika Bauer (UNB); Conselho de Representantes:Luis Fernando Angerami (USP), Gilberto Sobrinho (UNICAMP), Ana Paula Nunes (UFRB), Bruno Hingst (Anhembi-Morumbi), Angeluccia Habert (PUC RIO). Conselho Fiscal: José Gozze (FAAP), João Luiz Leocadio da Nova (UFF), Dácia Ibiapina (UNB). Suplentes: Ney Costa Santos (PUC-Rio) e Eduardo Santos Mendes (USP). A chapa apresentada foi eleita por aclamação. Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assembléia, às 12h, sendo lavrada a presente ata que foi lida a todos os presentes e assinada pela Presidente e pelo Secretário.

Rio de Janeiro, 1 de abril de 2012.

_________________________________

AÍDA MARIA NEPOMUCENO MARQUES

Presidente

__________________________________

JOÃO GUILHERME BARONE REIS E SILVA

Secretário