Skip to content

Primeiro Festival de Brasília de Cinema Universitário

No cinquentenário do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, em 2017, ocorrerá o I Festival de Brasília do Cinema Universitário, uma proposta do atual Curso de Audiovisual da UnB. O evento ocorrerá no primeiro fim de semana do Festival de Brasília - 16 e 17 de setembro de 2017 -, em duas sessões, no Cine Brasília, com total de 20 filmes selecionados.

Os três curtas premiados nessa mostra serão exibidos na noite de abertura do Congresso do FORCINE, no dia 20 de setembro de 2017, na UNILA.

As inscrições estão abertas de 21/07 a 10/08 e podem ser feitas via link: 
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeCL3NO5wPAhNXX_ax3ujS02DDB9ONO9QTDOgxzqbO-MeDtnw/viewform?usp=sf_link

cine/imagens_informativo/02.jpg

Lançamento da série de vídeos "Formação em Curso"

Está no ar a primeira entrevista de “Formação em Curso”, uma série de vídeos com depoimentos de professores de escolas afiliadas ao FORCINE, que abordam questões sobre ensino, pesquisa e extensão das escolas de Cinema e Audiovisual do país. O primeiro vídeo foi realizado em parceria com o Kinoforum, durante o evento no MIS em São Paulo em 2016.

O episódio número 1 traz o depoimento do prof. Guilherme da Rosa, dos cursos de Cinema e Audiovisual e Cinema de Animação da UFPel, em Pelotas/RS e está disponível no canal do FORCINE no vimeo.

Os vídeos são gravados em eventos com participação de professores e profissionais do meio. As próximas gravações irão ocorrer no Festival de Curtas de São Paulo e também no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, além dos vídeos que serão confeccionados no próximo congresso do FORCINE, em setembro na UNILA.

FORCINE e SOCINE assinam nota conjunta de apoio à UNILA

O Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (FORCINE) e a Sociedade Brasileira de Estudos do Cinema e Audiovisual (SOCINE) emitiram nota conjunta manifestando-se contrários à Emenda Aditiva à Medida Provisória 785, de 6 de julho de 2017, elaborada pelo deputado Sérgio Souza (PMDB/PR), que propõe a extinção da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), através da criação da Universidade Federal do Oeste do Paraná (UFOPR). A nota será divulgada nas redes das instituições e encaminhada à UNILA, que reúne manifestos de desagravo à Emenda Aditiva para encaminhar ao MEC e a parlamentares que intercedam em favor da autonomia da UNILA e pela supressão de tal emenda. Clique aqui para ler a nota na íntegra.

Participação do FORCINE em Clermont Ferrand

Pela primeira vez, tivemos a oportunidade de promover curtas-metragens produzidos em Universidades e Escolas de cinema/audiovisual brasileiras na 39a. edição do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Clermont-Ferrand, que aconteceu de 03 a 11 de fevereiro de 2017. Esta foi uma ação de parceria entre Forcine e Kinoforum, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores.
Os curtas enviados pelas universidades/instituições de ensino de cinema e audiovisual  do Brasil formaram um catálogo de produções recentes dos alunos, que esteve disponível no Estande brasileiro. O Forcine agradece a todos os que enviaram seus filmes em 2017, viabilizando a presença do audiovisual estudantil brasileiro neste importante festival internaciona

Aproximação com Abragames

Conforme deliberação da plenária final do XII Congresso do Forcine, um movimento de aproximação entre o Forcine e a Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames) iniciou-se em junho de 2017. Em reunião, que contou com Alessandra Meleiro e João Paulo Amaral Schlittler, pelo lado do Forcine, e Luiz Ojima Sakuda  e Ivelise Fortim, pelo lado da Abragames, acordou-se uma ação conjunta entre as entidades durante o próximo BIG 2018 (Brazil's Independent Games Festival), especificamente durante o BIG Carreiras.

Espaços de comunicação do FORCINE

Os Cadernos FORCINE vol. 1 e 2 estão disponíveis em nosso site, no endereço http://forcine.org.br/site/publicacoes. Os boletins anteriores também são publicados no site, no mesmo endereço. O Cadernos FORCINE vol. 3 já está sendo fechado e a previsão é de lançamento em setembro de 2017, no Festival de Cinema de Brasília e no Congresso do FORCINE, na UNILA, em Foz do Iguaçu.

Quando o som criou a imagem

Estão abertas inscrições para o concurso Quand le son cree l´image. Interessados devem trabalhar em uma criação original de um curta-metragem a partir da banda sonora original dos compositores Greco Casadesus Grégory Cotti. Os vídeos devem ser enviados através de um formulário online disponível no site http://www.lasemaineduson.org.O prazo para inscrições encerra em 10 de setembro de 2017. Mais informações em http://www.lasemaineduson.org/concours-quand-le-son-cree-l-image-1425?lang=fr.

Estudante cria e implanta projeto de memória audiovisual na  universidade

Uplay, banco de conteúdos audiovisuais da UNILA, surgiu com o intuito de reunir e divulgar os filmes produzidos por alunos do curso de Cinema e Audiovisual da instituição. Seguindo a proposta integracionista o banco de dados também é aberto para professores, secretarias e projetos de extensão, de todos os outros cursos oferecidos pela UNILA. Criado em 2014 como resultado do TCC prático do estudante João Paulo Pugin, do curso de Cinema e Audiovisual, o Uplay segue funcionando como uma plataforma de divulgação que conta com obras audiovisuais de diversos cursos da universidade.  Nas mais de 240 produções disponíveis é possível encontrar formatos diversos, como: curtas de ficção, documentários, programas de TV, clipes musicais, vídeos experimentais, registros de projetos de extensão, exercícios realizados pelos alunos, palestras e  vídeos institucionais

Colabore com o Boletim FORCINE

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim FORCINE. Colaborações com a edição de agosto são bem-vindas, através do e-mail contato.forcine@gmail.com (favor informar no título da mensagem “Boletim FORCINE”). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.