Skip to content

Edição de novembro e dezembro de 2021

De 29 de setembro a 02 de outubro aconteceu o XVII Congresso anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine, em evento virtual sediado na UFPA (Universidade Federal do Pará) que recebeu mais de 500 inscrições.
A partir do tema Conexões e Resistências Audiovisuais: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes, ao longo de 15 mesas, foram abordados diversos temas relevantes para o contexto atual. Pesquisadores, docentes, discentes e egressos de escolas de cinema, agentes de mercado e representantes de diversas instituições reuniram-se em debates que contribuíram com o propósito de pensar um ensino para o audiovisual que não se limite à troca de saberes. A busca era para imaginar possibilidades e apontar soluções duradouras, que deixem contribuições efetivas no processo de capacitação acadêmica do profissional.
Políticas nacionais e regionais para o audiovisual, diálogo com países latino-americanos, pensamento científico em cinema, produção universitária e inserção profissional, ensino remoto, pandemia, audiovisual e impactos ambientais, diversidade e muitos outros assuntos permearam as mesas. Os encaminhamentos destacados na Plenária final do congresso, com participação de escolas associadas, orientarão as diretrizes de trabalho da diretoria executiva do Fórum no próximo ano.
Esta edição celebrou os dez anos do curso de cinema e audiovisual da UFPA, reconhecendo a iniciativa como importante espaço de articulação com o setor produtivo da região Norte.

Mapeamento de Diversidades – Fase 2 – Coleta de dados discentes

Até o dia 26 de novembro, o Forcine está coletando informações referentes ao corpo discente das escolas de cinema e audiovisual de todo o Brasil. É a 2ª Fase do Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual que promovemos em conjunto com a SOCINE. 

Podem participar estudantes de cursos livres; ensino médio técnico; ensino superior tecnólogo, bacharelado ou licenciatura e pós-graduação. O instrumento de coleta é INDIVIDUAL e ANÔNIMO, para proporcionar sigilo e segurança.

Este trabalho tem por objetivo mapear os corpos discentes de todos os espaços de formação em cinema e audiovisual brasileiros e as informações coletadas subsidiarão a criação de um documento de diretrizes para implementação de políticas para a diversidade nas escolas de cinema e audiovisual do Brasil.

Acesse aqui  o questionário e conheça mais sobre esta ação no site do Forcine (www.forcine.org.br), na aba Mapeamento 2ª Fase.

Para que a pesquisa tenha uma amostragem relevante precisamos de apoio! Mobilize a comunidade discente de sua escola, abra espaço durante sua aula para o preenchimento por estudantes e nos ajude a divulgar esta ação. 

O primeiro passo para combater as desigualdades é conhecê-las!

O Forcine, em parceria com a FEISAL - Federação das Escolas de Imagem e Som da América Latina, realiza o Colóquio de Professores de Cinema e Audiovisual da América Latina, que acontece dentro do Encontro Latino-Americano de Escolas de Cinema e Mídia Audiovisual.

O objetivo do encontro é promover o diálogo entre professores das diferentes áreas dos estudos cinematográficos e audiovisuais da América Latina, compartilhando experiências e práticas pedagógicas.

Todos os docentes que se inscreveram poderão participar do encontro virtual, que acontece no dia 10 de novembro de 2021.   

As inscrições podem ser feitas até o horário do evento.

(Horários: 11h30 🇲🇽Mexicali / 12h30 🇬🇹 🇳🇮 / 13h30 🇨🇴 🇵🇦 🇲🇽CDMX / 14h30 🇧🇴 🇨🇺 🇩🇴 🇻🇪 / 15h30 🇦🇷 🇧🇷 🇨🇱 🇺🇾)

A Toon Boom em parceria com o Forcine está realizando uma demo gratuita e exclusiva no dia 11 de novembro,
das 10h às 11h30. O encontro é exclusivo para professores, gestores e coordenadores de cursos voltados para audiovisual, cinema e/ou economia criativa.

Na ação, será apresentado como a Toon Boom pode ajudar no ensino de animação e as novidades do Harmony 21, software vencedor do Emmy.

Para inscrição acesse nossa BIO ou o site https://lp.etcbrasil.com/demo-tba e para mais informações envie e-mail para toonboom@etcbrasil.com

Siga o perfil da @toonboomanimation

O Canal do Youtube do Forcine está disponibilizando a programação do nosso Congresso anual. 

Algumas mesas-redondas já estão lá. Nas próximas semanas, todos os encontros serão publicados.

Reveja os melhores momentos e recomende o nosso conteúdo!

Congresso Forcine 2021 - Conexões e Resistências Audiovisuais: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes

O Conselho Departamental da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ aprovou o Curso de Licenciatura em Cinema e Audiovisual em outubro. A professora e pesquisadora em cinema e audiovisual Liliane Leroux anunciou com alegria este feito nas redes sociais. Segundo sua publicação: “Apresentei o curso no Conselho em nome de toda a comissão que vem trabalhando nele desde 2019. Esse curso é fruto de um sonho, de uma luta e de um trabalho conjunto de professores d FEBF/ UERJ, da UERJ e, principalmente, dos cinemastas da Baixada Fluminense. Nosso sonho, luta e trabalho, a partir de hoje, começam a virar realidade. Que venha o vestibular de 2023!”. O Forcine saúda toda a equipe e ressalta a relevância da criação de mais uma licenciatura e audiovisual no Brasil, que já nasce com a missão de contribuir com o fértil campo de cinema e educação.

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.