Skip to content

Edição de maio de 2019

Forcine promove campanha em vídeo para defesa do cinema e audiovisual

A Diretoria do Forcine divulga para as associadas, professores, técnicos, estudantes de cinema e audiovisual brasileiros, profissionais do mercado audiovisual e demais envolvidos com o cinema e audiovisual brasileiro a campanha Partilha e Saberes do Audiovisual através deste documento. Tal ação tem como objetivo esclarecer à população em geral, distanciada dessas práticas, a importância dessa atividade em seu sentido cultural, industrial, econômico e educativo, dentre outros graus de relevância social.

Os interessados devem gravar um pequeno vídeo, preferencialmente em 1080p (1920x1080), dentro da proposta expressa no documento, e enviar ao Forcine por e-mail para o material ser publicado nas redes sociais do Fórum. Opcionalmente, é possível inserir no vídeo a vinheta de identidade visual da campanha que pode ser baixada neste link (h.264 1080p). O documento da campanha pode, também, ser compartilhado através do link curto http://abre.ai/campanha-forcine.

Como vídeo de estreia, a campanha já conta com a contribuição da profa. Luciana Rodrigues (FAAP), que é integrante do Conselho de Representantes do Forcine na atual gestão e já presidiu o Fórum por diversas gestões. O vídeo pode ser visto neste link.

Fórum lança carta com convite a ação em favor do ensino e da pesquisa

No dia 15 de maio, data de manifestações em favor da educação brasileira,  o Forcine divulgou para as associadas e demais interessados na educação em cinema e audiovisual uma carta com convite a ações para defesa do ensino e da pesquisa no Brasil, no cinema e audiovisual e em todos os campos do conhecimento cujo o ensino e a pesquisa encontram-se deflagrados pelas recentes medidas de contingenciamento realizadas pelo Governo Federal.

A carta pode ser lida nesse link ou em anexo ao e-mail. Há também um link curto para compartilhamento do documento: http://bit.do/convite-acao-forcine

Cadernos Forcine divulga chamada para artigos até 25/7

O Cadernos Forcine, a publicação científica do Fórum, divulga a chamada para artigos de pesquisadores interessados em publicar no Volume 5, que será lançado durante o XV Congresso da entidade, que ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. O prazo de submissão é o dia 25 de julho de 2019.

Nas duas últimas edições, a publicação inaugurou um novo formato  exclusivamente digital e dando preferência temática das pesquisas e relatos decorrentes do Congresso anterior. Nesse desenho, o editor convidado para o Volume 5, prof. João Guilherme Barone (PUCRS), estabeleceu a temática do congresso de 2018: As escolas de cinema e audiovisual e suas conexões. 

Contudo, professores, estudantes e técnicos das escolas podem submeter também propostas e relatos que enfoquem de alguma maneira o grande tema do ensino de cinema e audiovisual. A chamada 2019 está disponível no site da entidade, no link Cadernos Forcine.

Longa produzido por egressos busca escolas para exibição

O longa-metragem de ficção 45 Dias Sem Você, com equipe principal composta por egressos de escolas brasileiras de cinema e audiovisual, busca cursos parceiros para realização de exibição do filme e debate com a equipe de realizadores.

O filme é uma história ficcional com personagens documentais feito em 2018 com imagens e sons realizados em diversos países como Inglaterra, França, Portugual, Argentina e Brasil. O longa já foi selecionado em grandes festivais LGBTQ no Brasil e no mundo como Palm Springs LGBTQ Film Festival, San Antonio QFest LGBT International Film Festival e Festival Mix Brasil.

A direção é do egresso da associada FAAP (SP), Rafael Gomes, que dirigiu seis curtas metragens premiados e exibidos em diversos países. Além de Rafael, integra a equipe o produtor Henrique Carvalhaes, também egresso da FAAP, que é o contato para as escolas interessadas em promoverem a exibição do filme. O e-mail do produtor é rique.carvalhaes@gmail.com.

LATC realiza concurso de argumentos de longa-metragem

O Latin American Training Center (LATC), escola associada ao Forcine, abre inscrições, de 20 de maio a 26 de julho, para uma nova edição do Concurso Latino-Americano de Argumentos de Longa-Metragem, o LATINX 2019. O concurso tradicionalmente visa estimular a escrita cinematográfica na América Latina, fomentar a criação artística e ajudar roteiristas iniciantes nas indústrias de cinema e entretenimento altamente competitivas. Realizado desde 2013, repaginado para esta nova edição, o concurso tem o apoio do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual (Forcine), do Festival Século XXI: Mulheres, Ação! e do Final Draft, o software de escrita de roteiros.

Para estimular o protagonismo feminino e a maior inserção das mulheres na indústria e na produção audiovisual, o tema desta edição do Concurso é Mulheres e Diversidade. Serão valorizados argumentos que tragam pautas importantes sobre a questão de gênero e com personagens femininas bem construídas e não estereotipadas. Como parte do júri final dos argumentos em português, o Concurso conta com Elisa Tolomelli, produtora de Central do Brasil, Cidade de Deus, Como Esquecer, entre outros, e Andrea Cals, produtora do Festival Século XXI: Mulheres, Ação!, além de professores de escolas de cinema associadas ao Forcine.

A oportunidade está aberta a estudantes, recém-formados e roteiristas iniciantes, residentes da América Latina, que devem concorrer de forma individual. Não será permitida a participação coletiva ou a coautoria. O argumento, de até 3 páginas, deve ser em português ou espanhol e não pode ter sido apresentado a nenhuma empresa produtora para uma eventual negociação e produção, nem ter sido premiado previamente em concursos similares. Os argumentos aceitos para participar do Concurso não poderão ser negociados com empresas produtoras até o término do mesmo.

Para estudantes e recém-formados, até dois anos após conclusão do curso, das escolas associadas ao Forcine, o valor da inscrição é de R$ 50,00 durante todo o período de inscrição. Para os demais, há uma variação na taxa de inscrição ao longo de períodos até o prazo final, em 26 de julho. Há ainda a possibilidade de realização de inscrição social destinada aos participantes que possuam prioritariamente renda familiar per capita igual ou inferior a 1 (um) salário mínimo.

O concurso oferece premiação em dinheiro, sessões de coaching, livros do LATC e licenças do software Final Draft. Além disso, as 35 primeiras inscrições receberão um feedback escrito do seu argumento, independentemente da sua colocação final. Veja o regulamento completo neste link.

Vídeos das mesas Semana ABC 2019 estão disponíveis

O registro em vídeo de todas as mesas e apresentações da Semana da Associação Brasileira de Cinematografia em 2019 já estão disponíveis no site da entidade e no Canal do Youtube.  O evento, que ocorreu de 15 a 17 de maio na Cinemateca Brasileira em São Paulo/SP, contou com a participação de diversos nomes da realização audiovisual profissional brasileira.

Temas como produção sonora, realidade virtual, percepção e cognição visual, direção de arte, mulheres na cinematografia e apresentações técnicas de fornecedores como Canon e Arri compuseram a programação que está disponível em vídeo e pode ser utilizada como material pedagógico ao ensino de cinema e audiovisual.

12ª Mostra Ciba-Cilect aceita filmes das escolas até 26/5

Seguem abertas até a segunda-feira 26/5 as inscrições para a 12ª Mostra de Escolas de Cinema Ciba-Cilect. A mostra está recebendo exclusivamente filmes de escolas em duas possibilidades de participação, uma delas contemplando o quadro de 28 associadas ao Forcine.

Em modo competitivo podem inscrever filmes os centros de formação associadas ao Ciba-Cilect da região da América Latina, a saber: USP, UNICAMP, PUC-Rio (Brasil), ENERC, UCINE y UBA (Argentina),CCC, CUEC, Universidad de Guadalajara (UdG), IBEROAMERICANA (México), ECYTV (Colombia), ECU (Uruguay), INCINE (Ecuador) e EICTV (Cuba), Universidad Veritas, (Costa Rica). Em modo não-competitivo, estão convidadas a participar todas as escolas associadas ao Forcine. O formatos aceitos para envio contemplam preferencialmente arquivos digitais Apple ProRes 422 ou H.264 em container MOV ou cópias físicas em DVD/Blu-Ray. Cada escola pode enviar até cinco curtas-metragens. As inscrições podem ser feitas neste link.

A mostra ocorre dentro do 14º Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo e é organizada pelo CILECT Ibero American Association (CIBA), que é a associação das escolas da CILECT para a América Latina. A CILECT (Centre International de Liaison des Ecoles de Cinéma et de Télévision) é uma grande associação internacional que reúne escolas de cinema e audiovisual de todo o planeta.

Forcine estará presente na Reunião da SBPC

O Forcine estará representado na programação oficial da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorrerrá na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), na cidade de Campo Grande/MS. O evento ocorre de 21 a 27 de julho deste ano com o tema Ciência e Inovação nas Fronteiras da Bioeconomia, da Diversidade e do Desenvolvimento Social.

A participação do Fórum ocorrerá em uma mesa-redonda intitulada Pesquisa e Formação em Cinema e Audiovisual: Criação, Políticas e Mercado. A atividade foi proposta pela Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), entidade parceira do Forcine. A coordenadora será a vice-presidente da Socine, profa. Ramayana Lira de Souza (UNISUL), que estará presente na mesa juntamente com a profa. Marcia Gomes Marques (UFMS). Representa o Forcine na atividade a primeira secretária, profa. Flávia Seligman (Unisinos).

A ementa do evento considera uma reflexão sobre os caminhos da pesquisa e da formação em cinema e audiovisual no Brasil, do âmbito regional ao nacional, com o objetivo de traçar as linhas de força do campo, buscando sua consolidação, em meios aos desafios impostos pela interdisciplinaridade e multidimensionalidade que o caracterizam.

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.