Skip to content

Edição de março de 2019

Congresso Forcine 2019 será na UFSC

Conforme o indicativo definido na última Asssembleia Geral Ordinária do Forcine, ocorrida durante a realização do XIV Congresso na PUCRS, em Porto Alegre/RS, após consulta formal, a diretoria Forcine e a associada UFSC confirmam a realização do XV Congresso da entidade na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), na cidade de Florianópolis/SC.

No mês de março haverá a definição de data para o Congresso que tende a ocorrer em proximidade às últimas edições realizadas durante o mês de setembro. Com a realização na UFSC, fecha-se um ciclo dos três últimos eventos realizados nos três estados da região sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, o que vem pondo em prática uma descentralização dos locais dos congressos da região sudeste nos últimos anos. A ideia da diretoria do Fórum é que essa descentralização seja continuada, na medida das possibilidades das associadas e dos representantes.

Formação em Curso inicia com Webinar sobre Animação no Brasil

O Forcine, em parceria com o Anima Mundi, a JLeiva Cultura e Esporte e a Rede Seanima, dá início a seu ciclo de eventos do Programa Formação em Curso 2019 com um webinar de apresentação da pesquisa de mapeamento da Animação no Brasil, que está sendo realizada pela JLeiva e pelo Anima Mundi.

O mapeamento trará o perfil de alguns dos principais agentes do mercado de animação no Brasil, como produtoras e animadores independentes, buscando avançar na compreensão dos principais potenciais e gargalos da cadeia produtiva do mercado de animação no Brasil. A pesquisa objetiva, também, gerar informações que possam ser úteis para o conjunto dos profissionais que atuam na área, fornecendo um perfil mais claro dos principais agentes, suas características, seus potenciais e suas necessidades.

Questões a serem apresentadas incluem se os agentes são pessoa física ou jurídica, número de funcionários, tempo de existência, áreas de atuação (curtas, longas, publicidade, TV, etc), número de filmes produzidos por ano, tempo médio de produção, linguagens e softwares com os quais trabalha, formação dos principais profissionais, participação em festivais nacionais e internacionais, premiações, faturamento, fontes de financiamento, perspectivas para os próximos anos e gargalos do setor. O lançamento do Mapeamento está previsto para ocorrer na próxima edição do Anima Fórum, em 2019.

O ciclo de eventos do Programa Formação em Curso prevê em 2019 uma série de webinars e eventos para as escolas sobre temas do universo da formação em cinema e audiovisual. Além deste primeiro, estão programados mais dois webinars, Políticas públicas para o Vídeo sob Demanda, no dia 25/e às 19h30, e Mapeamento do Ecossistema de Realidade Mista no Brasil, no dia 2/4 às 15h.  Ambos serão divulgados com mais detalhes nas próximas semanas por meio de flyers enviados à lista do Forcine e ao mailing do boletim. As inscrições estarão abertas através do banner na página principal do forcine.org.br.

Webiste está integrado com o Boletim Forcine

Editado desde 2017 pela secretaria do Fórum, o Boletim Forcine segue com suas edições no biênio 2019/2020. Mantendo o formato de newsletter e permanecendo como canal oficial de comunicação com as associadas e os demais públicos, o Boletim agora ganha uma versão integrada com o website da entidade.

A novidade permite uma leitura mais confortável em dispositivos móveis, como celulares e tablet´s, uma vez que o website possui responsividade com essas telas adequando a escala dos conteúdos para uma melhor visualização. O envio por e-mail segue ocorrendo da mesma maneira, pela e-lista do Forcine e através do mailing de contatos da entidade. No entanto, a edição responsiva é acessível apenas através do endereço forcine.org.br.

Além da integração com o Boletim, o website tem mais duas novidades. A primeira é um banner em vídeo que será utilizado prioritariamente para a divulgação de eventos do Fórum. O banner, no entanto, também pode ser utilizado para divulgações de eventos das escolas associadas. As interessadas devem enviar um arquivo de vídeo com algumas especificações técnicas e de formato. Se houver interesse, basta manifestar através do contato.forcine@gmail.com. A segunda  é que as notícias do boletim agora são indexadas no arquivo do website e podem ser consultadas facilmente junto com todo o conteúdo indexado desde o ano de 2011 no link arquivo de notícias. As colaborações das escolas e dos públicos podem ser enviadas através do mesmo endereço de e-mail indicado acima.

ETEC Jornalista Roberto Marinho inicia novos cursos técnicos

A associada Escola Técnica Estadual Jornalista Roberto Marinho, de São Paulo/SP, inicia em 2019 a oferta de dois novos cursos técnicos: comunicação visual, com oferta pela manhã e jogos digitais, no turno da tarde. Ambos os cursos são ofertados na modalidade conjunta com o o ensino médio e, ao final de três anos, o estudante obterá também o diploma de ensino técnico, com validade nacional.

De acordo com o perfil profissional da formação, o técnico em comunicação visual projeta e executa projetos de comunicação visual de diferentes gêneros e formatos gráficos para peças publicitárias, como livros, portais, painéis, fôlderes, jornais, entre outros. Já o curso técnico de jogos digitais prepara um profissional que compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais, projeta, desenvolve e implementa jogos digitais, codifica programas, desenvolve e editora elementos sonoros e gráficos em duas e três dimensões; gerencia e presta suporte a jogos digitais, entre outras competências. Mais informações no site da Escola.

Plataforma gera oportunidades para profissionais e estudantes do audiovisual

Viabilizar uma produção audiovisual no Brasil não é nada fácil e requer muitas etapas. Mas uma nova ferramenta desenvolvida por duas profissionais do setor, Jade Goldfreind e Isadora Lemes, promete encurtar esse caminho. Trata-se da VAV Audiovisual, plataforma online de conexão entre profissionais e fornecedores brasileiros de áudio e vídeo, que tem o objetivo de funcionar como um hub dentro do mercado.

A VAV reúne três bancos de dados que conectam todas as pontas do audiovisual: Acervo de Obras (conteúdos audiovisuais já finalizados), Acervo de Projetos (conteúdos audiovisuais que ainda precisam ser viabilizados) e o Acervos de Profissionais (profissionais e estudantes disponíveis no mercado). Através desses três acervos, a plataforma exibe uma vitrine de portfólios, para gerar oportunidades de trabalho e negócios aos usuários e empresas cadastrados. Além disso, a VAV traz para os seus usuários uma ferramenta de match para o mercado audiovisual: a Página de Oportunidades. Tal ferramenta conta com necessidades lançadas por empresas do setor, são elas: demandas de conteúdos (obras finalizadas e/ou projetos em desenvolvimento) e demandas de vagas (oportunidades de trabalho). A Página de Oportunidades se diferencia de outras plataformas de anúncio de vagas, pois segundo as co-fundadoras, a ferramenta conecta os profissionais mais compatíveis com a demanda lançada pelo contratante (através das especificações anunciadas), utilizando para isso, o seu algoritmo de match.

Como funciona?
Ao lançar uma vaga na plataforma, o contratante, além de colocar o tipo de profissional que precisa, adiciona os requisitos básicos para aquela vaga. Através dessas informações, a inteligência artificial da VAV gera para o contratante, uma lista de profissionais ordenados por um percentual de compatibilidade. A plataforma já conta com parcerias com a Viacom, Canon, Fox Brasil Habro Music, APRO, TV5Monde, entre outras marcas. O acesso à base de dados da plataforma e suas funcionalidades são gratuitos. Para os usuários que quiserem um serviço mais personalizado, em breve a VAV Audiovisual oferecerá a opção de perfil premium. Para acessar a VAV e conhecer esse hub online do mercado audiovisual, acesse vav.art.br.

Festivais e eventos com inscrições abertas

Festival Novos Realizadores/Portugal (FEST) prazos diversos
O FEST é o local ideal para estudantes de cinema que procuram uma porta de entrada para a indústria cinematográfica. O festival português oferece uma plataforma para network, desenvolvimento de capacidades e conhecimento cinematográfico, e desenvolvimento de novos projetos, assim como interagir pessoalmente com os principais cineastas do mundo. O evento ocorre na cidade de Espinho (distrito de Aveiro) entre 24 de Junho e 1 de Julho, 2019. Participe no Fórum de Cinema de 6 dias com mais de 30 workshops e masterclasses de alguns dos maiores nomes do mundo cinemático internacional. Sem zona VIP e com muitas oportunidades de networking, todos os participantes recebem uma oportunidade única para, não apenas ouvir os maiores nomes do mundo do cinema, mas também, fazer perguntas, receber feedback e participar em conversa informal. Veja informativo neste link.

11º In-Edit Brasil inscrições até 15/3
Foram prorrogadas até 15/03 as inscrições para a 11ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 12 a 23 de  junho em São Paulo. Serão aceitos documentários de produção (ou coprodução) brasileira inéditas no circuito comercial, que tenham a música como elemento central, não importando o gênero ou a época, nas categorias: Competição Nacional, Mostra Brasil e Curta um Som. Todos os filmes selecionados para a Competição Nacional concorrem ao prêmio "In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical". O filme vencedor, que será definido por um júri composto por especialistas (cineastas, músicos, produtores, jornalistas), será exibido no Festival In-Edit de Barcelona 2019, com a presença do diretor. O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site: http://br.in-edit.org/

14º Festival Taguatinga de Cinema inscrições até 31/03
O Festival Taguatinga de Cinema chega à maioridade como locus de resistência democrática e fortalecimento de sujeitos políticos com produção cinematográfica independente. Depois de 21 anos celebrando o cinema na periferia do Distrito Federal, realiza em 2019 a sua 14ª edição . O compromisso do festival, de ontem e de hoje, é com a vitalidade e diversidade dos olhares cinematográficos, com os jeitos criativos de mover sensibilidades na direção de ideais éticos, do engajamento político e social e de alternativas para outro país possível. É com este espírito que o 14ª Festival de Taguatinga de Cinema abre suas inscrições para receber, até 31 de março, produções de curtas-metragens de todo o Brasil. Poderão ser inscritos filmes de qualquer gênero cinematográfico, produzidos a partir de 2017, com até 30 minutos de duração, e que estejam sintonizados com os valores éticos, políticos e artísticos do festival. Acesse o site do festival: www.festivaltaguatinga.com.br.

8º Mostra Ecofalante inscrições até 11/03
As inscrições para o Concurso Curta Ecofalante estão abertas até 11 de março. A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é gratuita e será realizada em São Paulo, em Junho de 2019. O evento, que é anual, contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade. Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional (não competitiva) que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo, a Competição Latino-Americana que premia os melhores filmes ambientais latino-americanos, o Panorama Histórico com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental, a Homenagem a um diretor de relevância histórica para a causa, e a Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades, que levam filmes e debates para dentro do ambiente de ensino. Acesse: ecofalante.org.br/competicao/concursocurta.

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona inscrições até 31/03
Está aberto o prazo para o envio de propostas para a edição 2017/2018 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. O tema central desta edição é Os desafios da pesquisa em comunicação no espaço lusófono, mas também poderão ser aceites artigos que tratem de outros temas no domínio da comunicação e cultura no espaço lusófono. Data limite de envio de propostas (artigo completo): 31 de março de 2019. Email para o envio de propostas: pserra@ubi.pt, secretariado@sopcom.pt Data da resposta sobre a aceitação: 30 de abril de 2019.

Informes da Diretoria Financeira

A diretoria financeira do Forcine informa às associadas que em breve as escolas receberão as cartas de cobrança das anuidades 2019, com as devidas certidões e os boletos já emitidos pela conta corrente do Banco do Brasil. Vale a solicitação para que todas as escolas mantenham suas anuidades em dia para permitir a continuidade do trabalho do Forcine.

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.