Skip to content

Edição de maio e junho de 2021

Nos dias 22 e 29 de maio (sábado) acontecem as aulas do curso "As Protagonistas do Audiovisual", realizado em parceria com o +Mulheres Lideranças do Audiovisual Brasileiro e a Socine - Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual, com apoio da Spcine e do Portal Exibidor.

A iniciativa, voltada exclusivamente a docentes dedicados à formação para o audiovisual, valoriza a potencialidade do protagonismo dos próprios professores como mediadores e impulsionadores das mudanças que queremos ver na sociedade. O curso visa promover a reflexão sobre a história das mulheres no cinema de modo panorâmico, lançando as bases para futuros desdobramentos e aprofundamentos. 

O conteúdo abrange as pioneiras do audiovisual, passando pelas mais importantes participações femininas na história do cinema, até os movimentos que lutam por afirmação e igualdade no mercado, incluindo o cenário atual. As aulas serão ministradas pelas especialistas em cinema Flavia Guerra, Janaína Oliveira e Lorenna Montenegro. 

Para mais informações e inscrições acesse a Linktree do Forcine.

Prorrogamos o prazo final para submissão de propostas para o Caderno Forcine e aproveitamos para apresentar algumas novidades. Além da sessão dossiê, receberemos trabalhos que refletem sobre formação e educação para o Cinema e Audiovisual. Também abrimos uma sessão para receber trabalhos de estudantes ou recém-concludentes. Outra novidade, passamos a receber materiais audiovisuais, em todas as sessões dos Cadernos.

DOSSIÊ – A pandemia também desafiou professores e professoras em suas formas de “estar em sala de aula”. Temos certeza que muitas metodologias e estratégias de ensino-aprendizagem foram desenvolvidas com o objetivo de garantir a continuidade e a qualidade da formação. Entendemos que é muito importante o registro e compartilhamento de tudo que aprendemos e desenvolvemos em meio a tantas dificuldades que o momento nos impôs.

Por isso convidamos professores e professoras de Cinema e Audiovisual a partilharem com a comunidade acadêmica suas experiências com o ensino no contexto da pandemia. O dossiê do próximo Cadernos Forcine é Ensino de Cinema e Audiovisual em tempos de pandemia: experiências e desafios do IN/possível. 

Veja a chamada clicando aqui.

Com alegria anunciamos a chegada de mais uma associada, o curso de Cinema e Audiovisual da UFS (Universidade Federal de Sergipe). Com sua chegada o Forcine totaliza 32 escolas associadas. Seja bem-vida UFS!

A FEISAL - Federação das Escolas de Imagem e Som da América Latina - e o Forcine - Fórum Brasileiro de Cinema e Educação Audiovisual - assinaram uma parceria para o biénio 2021/22. O objetivo é desenvolver iniciativas para professores e alunos de escolas de cinema e audiovisual no Brasil e na América Latina.

 "A internacionalização é um dos pilares estratégicos do Forcine. Atuar em parceria com a Feisal é um passo fundamental para a valorização da integração para as escolas latino-americanas", diz Aletéia Selonk, presidente do Forcine.

 "Durante 30 anos, a FEISAL tem trabalhado para a integração de escolas de cinema latino-americanas. A articulação que iniciamos com o FORCINE irá reforçar o desenvolvimento de espaços de formação audiovisual em toda a nossa região e expandir o trabalho de intercâmbio", conclui Esteban Ferrari, presidente da FEISAL.

 Foi criado um grupo de trabalho com membros das duas instituições e, em maio, terão início as reuniões de planejamento.

No mês de abril, a Diretoria Executiva  reuniu-se com o Conselho de Representantes e com o Conselho Fiscal. Na pauta do encontro, foram abordados o plano de ação para o ano de 2021, proposto a partir das diretrizes para o biênio 2021/22, bem como os encaminhamentos necessários para o fortalecimento das iniciativas em andamento. 

A colaboração dos conselheiros investe um amplo diálogo, reflexões potentes e visão de longo alcance para todo o trabalho do Forcine. Seguimos juntos!

No mesmo mês, os coordenadores das Redes de Docentes do Forcine estiveram reunidos em conjunto com a Diretoria Executiva. Os presentes realizaram uma avaliação das rotinas das redes das sete áreas temáticas no ano de 2020 e vislumbraram caminhos para o fortalecimento deste importante espaço de encontro e trocas entre professores.

Importante ressaltar que a participação nas Redes de Docentes do Forcine é aberta para todos os professores dedicados à formação audiovisual em escolas associadas ou não associadas. Os interessados em participar devem entrar em contato pelo email contato@forcine.org.br

Conheça as atuais redes e seus coordenadores no site do Forcine.

O Concurso Latino-Americano de Argumentos de Longa-Metragem ”Diversidade Latino-Americana” é voltado para roteiristas iniciantes, estudantes e recém-formados/as.

Serão aceitos argumentos de até 3 páginas, em português ou espanhol, de longas de ficção ou documentário relacionados ao tema.

As inscrições vão de 5 de abril a 2 de julho de 2021 e possuem os valores e opções diferenciados por categorias e prazos.

Mulheres, pessoas negras, trans e/ou estudantes e recém-formados/as das escolas associadas ao Forcine têm condições especiais durante todo o período de inscrição com valor diferenciado.

O Latinix é uma iniciativa do LATC (Latin American Training Center-LATC) e conta com o apoio do Forcine. Neste ano o  júri final será formado por dois docentes das escolas de cinema associadas ao Forcine: Cíntia Langie, professora da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e Maurício de Bragança, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Esse é o terceiro ano seguido que o Latinix conta com o apoio do Forcine, em 2020 o júri foi composto pelos docentes Cíntia Langie Araújo (UFPel) e Fábio Allan Mendes Ramalho (Unila); já no ano de 2019 as juradas foram as docentes Ester Marçal Fér (Unila), Flávia Seligman (Unisinos) e Karla Holanda (UFF).

Para mais informações, incluindo regulamento de participação, formulário e valores das inscrições e os prêmios, acesse a página LATINX 2021 ou entre em contato com Tiago Elídio (tiago.latc@gmail.com), coordenador do concurso.

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.