Skip to content

Edição de agosto de 2019

Fórum inicia a formação de Redes de Docentes

No ensejo das discussões da programação do XV Congresso e pondo em prática uma pauta já debatida entre as escolas em encontros anteriores, o Forcine está dando início a criação de Redes de Docentes organizadas por áreas da formação em cinema e audiovisual.

Em um primeiro momento, estão sendo propostas duas redes específicas, uma primeira da área de produção, já com diversos integrantes que estão sendo indicados por diversas escolas, e outra de montagem que está em estágio inicial de constituição. No site do Forcine, foi criada uma seção específica para as informações das referidas redes de docentes que abrigará diversas indicações para os demais interessados, conforme as redes forem avançando. Na rede de produção, já é possível verificar a nominata dos representantes já indicados pelas escolas e conferir a proposta de trabalho sugerida em quatro etapas.

Na programação deste próximo Congresso, constam dois grupos de trabalho, um para cada uma das redes formadas, que ocorrerão na sexta-feira 13/9 e darão início formal a constituição das conexões entre as áreas, discutindo dinâmicas de trabalho e próximas etapas de ambas as áreas. A perspectiva da diretoria é que sejam formadas ainda outras redes abrangendo grande parte das áreas e perfis de formação dos cursos de cinema e audiovisual brasileiros.

Docentes de escolas são convidados a participar, compor e propor novas redes. Caso as escolas não sejam associadas ou estiverem inadimplentes, é possível realizar a associação ou verificar a situação da escola junto a diretoria financeira do Fórum.

Diretoria avalia participação das associadas ao Forcine

A Diretoria do Forcine está avaliando a participação das escolas associadas quanto a adimplência das anuidades e a participação nos Congressos e espaços de discussão e representação presenciais e a distância.

Tal avaliação já é feita anualmente e discutida nas Assembleias Gerais Ordinárias (AGOs) que ocorrem nos fechamentos de cada um dos congressos anuais. No entanto, neste ano, durante a AGO do XV Congresso, que ocorrerá no sábado, dia 14 de setembro, na Universidade Federal de Santa Catarina, haverá uma dicussão pontual de tal avaliação visando também apresentar às associadas uma proposta de política de desfiliação de integrantes que não têm contribuído regularmente com o Fórum nos últimos anos. Tal proposta será posta em pauta e votação durante esta próxima AGO.

Quanto as anuidades, a diretoria financeira, em 2019, enviou às escolas toda a documentação referente ao pagamento, incluindo os boletos bancários, e, no momento, está em processo de reenvio das cobranças às escolas que ainda não efetivaram suas contribuições, seja referente a 2019, ou a anos anteriores.

As escolas que necessitam verificar seus pagamentos das anuidades podem entrar em contato com o Fórum, a qualquer tempo, pelo e-mail contato.forcine@gmail.com e a diretoria financeira retornará as dúvidas e documentações que forem necessárias. Além das anuidades, cabe observar que as escolas são chamadas a participação nos congressos anuais, com o envio de representantes, e também na manutenção de conexões com as outras escolas, seja através de informativos para o Boletim Forcine e/ou divulgação de suas atividades, proposição de temas de discussão através da lista eletrônica do Fórum que reúne mais de 200 professores de cinema e audiovisual do Brasil.

Divulgada a programação prévia do XV Congresso 2019

No mês de agosto, o Forcine realizou a divulgação para a lista eletrônica da programação prévia do XV Congresso do Forcine, que ocorrerá na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis/SC.

O tema do Congresso é  Democracia e Liberdade no Ensino de Cinema e Audiovisual Brasileiro e, no momento, a Comissão Organizadora e a Diretoria do Forcine estão em fase de confirmação dos nomes para composição das mesas. Conforme a chamada enviada a lista, professores e escolas são livres para indicar componentes para participação das discussões no Congresso.

Há a disponibilidade da indicação de um nome para a Mesa 1 Circuito de Salas Universitárias, dois nomes para o GT1 Diferença e Ensino de Cinema e Audiovisual, três nomes para o GT2 Arranjos Produtivos (pólos regionais), um nome para a Mesa 2 Políticas públicas para o Video sob Demanda e três nomes para o GT4 Mercado de Trabalho do Audiovisual: engajamento de egressos em novos modelos de negócios. As indicações podem ser feitas diretamente para a lista eletrônica da entidade pelo e-mail forcine@googlegroups.com por meio dos endereços inscritos na lista.

A programação prévia também está publicada no site do Forcine, no seguinte link, e permite a programação para passagens e diárias para o evento, que está confirmado para o período de 11 a 14 de setembro. Neste mesmo endereço, haverá um redirecionador para o hotsite de inscrições, quando houver essa disponibilidade.

Segunda edição Forcine Sul acontece em Gramado

O espaço Hub Universidades, situado no Hotel Serra Azul, em Gramado/RS, será novamente o local de encontro das escolas de cinema e audiovisual da Região Sul do Brasil. O Forcine Sul chega a sua segunda edição durante o 47º Festival de Gramado novamente com o objetivo de estimular o diálogo entre as escolas para fortalecer ações conjuntas nas instituições com o apoio do Forcine.

Além das associadas da Região Sul, foram convidadas todas as escolas dos três estados para o encontro que ocorrerá no sábado, 17/8, das 9h às 10h30. O tema deste ano é Interações a partir das Diferenças, no ensejo do XV Congresso do Forcine que ocorrerá em Florianópolis/SC, na UFSC, no mês de setembro. A programação do encontro regional contempla um debate que estará centrado em duas pautas: (1) as possibilidades de intercâmbio entre as escolas e (2) a relação entre formação e mercado na Região.

A programação ocorrerá no mesmo dia da exibição da programação da Mostra Gaúcha de Curtas do Festival que, tradicionalmente, é um momento de reunião de docentes, estudantes e egressos das escolas de cinema do Rio Grande do Sul. O encontro é realizado pelo Forcine em parceria com o Tecna/PUCRS e o Festival de Cinema de Gramado, integrando a programação do Hub Universidades.

2º Mostra de Cinema Universitário ocorre no Festival de Gramado

Durante a programação do 47º Festival de Gramado, que acontece de 16 a 24/8 na serra gaúcha, ocorrerá a 2ª Mostra de Cinema Universitário que é realizada pelo Coletivo Sigma Cinema, parceiro do Forcine. Neste ano, a programação conta com filmes de escolas associadas ao Fórum. Participam com filmes as associadas Unisul (SC), UFRB (BA), UFPA (PA), PUCRS (RS), UnB (DF), UFPEL (RS), UFMG (MG) e UFF (RJ).

A mostra ocorre na segunda-feira 19/8 em duas sessões, 14h e 15h30min, no Teatro Elisabeth Rosenfeld. A atividade integra o espaço Hub Universidades que regularmente se propõe a ser um local de interação e diálogo entre as universidades no Festival de Gramado. A programação do evento e de todo o Festival está disponível neste link.

Forcine participa da 71ª Reunião Anual da SBPC

O Forcine participou, no dia 25/7, da programação da 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorreu no último mês de julho na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande/MS.

A entidade foi representada pela presidente Alessandra Meleiro (UFSCar) na mesa-redonda Pesquisa e formação em Cinema e Audiovisual: Criação, Políticas e Mercado que foi proposta pela Sociedade Brasileira de Estudos em Cinema e Audiovisual (Socine), entidade parceira do Forcine, e contou também com a participação da profa. Marcia Gomes Marques (UFMS).

APACI realiza o 3º Cine Pitching

Com o Patrocínio da Spcine, realização pela APACI, (Associação Paulista de Cinema) e com apoio da Bravi e Siaesp, o Cine Pitching tem o objetivo de aproximar autores e realizadores com os distribuidores de cinema e os representantes dos canais de TV em volta de projetos em fase inicial de desenvolvimento.

Criado em 2017, o evento se consolidou como uma importante iniciativa para o mercado audiovisual. Já foram mais de 300 projetos inscritos com a presença de 20 distribuidores e 14 players nas 2 edições anteriores. Nessa edição, diretores e produtores de todo Brasil poderão inscrever projetos para Cinema e TV. Outra novidade é a categoria exclusiva para estudantes e recém formados.

Alguns Distribuidores e Players que já participaram das edições anteriores do Cine Pitching: Boulevard Films, Diamond Films, Disney, Downtown, Elo Company, Espaço de Cinema, Europa Filmes, Fox/Warner, Globo Filmes, H2O Films Imagem Filmes, Mares Filmes, Pagu Pictures, Pandora, Paramount, Paris Filmes, Sony, Universal Pictures do Brasil, Vitrine Filmes, Box Brazil, Canal Curta!, Canal Brasil, Cine Brasil TV, Discovery Networks Brasil, Globosat, Gullane, Mixer, O2 Filmes, Rede Record, Sesc TV, Turner, Viacom, Zoomoo. Conheça o evento.

Canal Curto abre chamada para estudantes voluntários

O Canal Curto abre chamada para voluntários que quiserem contribuir com a operação do projeto. São vagas remotas, que podem ser preenchidas por alunos de qualquer curso do país. Não há remuneração, mas as atividades resultam em emissão de certificado de horas complementares. São 12 horas semanais. Estão aptos a participar estudantes de cursos de Cinema e Audiovisual, Mídia, Comunicação Social e outros relacionados . O e-mail para contato é curtocanal@gmail.com

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.