Skip to content

Edição de dezembro 2019 e janeiro 2020

O Forcine deseja um 2020 da resistência

O Forcine deseja que 2020 seja um ano de muitas realizações onde todas e todos permaneçam juntos e resilientes na luta por um Brasil livre, democrático e justo. Vamos continuar nosso trabalho em defesa do ensino de cinema e audiovisual brasileiro e convidamos você a continuar junto com a gente nessa luta.

Retrospectiva Forcine 2019

Em comemoração aos quase 20 anos de atuação, o Forcine fez uma retrospectiva das notícias que mais marcaram o mundo do cinema e audiovisual em 2019. Confira abaixo o conteúdo em formato de slideshow e clique nos links para acessar o texto completo das notícias:

Forcine comemora 20 anos com Congresso na UFRJ

Em 2020, o Forcine completa 20 anos de atuação como entidade representativa da formação brasileira em cinema e audiovisual. Em vista da comemoração, muitas atividades estão sendo previstas, como a realização de encontros regionais, mostra itinerante de filmes das escolas e o tradicional Congresso anual do Fórum.

A 16º edição do Congresso do Forcine já possui local e datas definidas. Através de uma chamada pública feita após o Congresso de 2019, foram recebidas quatro propostas para sede dos eventos. Todas foram contempladas pela diretoria do Forcine que definiu para os próximos anos um movimento gradual de "deslocamento" das sedes, uma vez que as últimas três edições ocorreram na Região Sul do Brasil, UNILA (PR), PUCRS (RS) e UFSC (SC), respectivamente.

Dessa forma, no ano de 2020, o Congresso ocorrerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro/RJ. Os anos seguintes têm indicativo para ocorrer nas demais associadas proponentes e a programação para a sequência será divulgada em breve. A edição de 2020, alusiva aos 20 anos da Entidade, ocorrerá entre os dias 2 e 5 de setembro de 2020 (quarta-feira a sábado).

Além do Congresso, estão previstos três encontros regionais de escolas que ocorrerão até a data do encontro nacional na UFRJ: Forcine Norte, Forcine Nordeste e Forcine Sul, o último já com data definida, de 14 a 17 de agosto, durante o Festival de Cinema de Gramado, em Gramado/RS. Há também a programação de uma Mostra Forcine da produção audiovisual das escolas que será itinerante. Além dessas programações, existem outras atividades sendo planejadas.

Seanima 2020 será na ECA USP no final de agosto

A terceira edição do Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima), em 2020, será realizada na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (USP). O período também está definido e será de 31 de agosto (segunda-feira) até 2 de setembro (quarta-feira).

O Seminário Brasileiro de Estudos em Animação (Seanima) é um evento ligado a uma rede de pesquisadores, fundada em setembro de 2018, que reune estudos de discentes de graduação, mestrandos, mestres, doutores e docentes de escolas de cinema, audiovisual, animação e design brasileiras para a discussão de temas da animação, como área identificada com o campo do cinema e audiovisual, e suas correlações com games, motion design e efeitos visuais. A data foi definida na última reunião da comissão organizadora do Seminário composta por membros da diretoria do Forcine e por docentes de diversas escolas associadas.

Forcine fecha o ano com 19 escolas adimplentes com a entidade

Dando continuidade aos encaminhamentos do Congresso 2018, referentes à inadimplência das associadas, a diretoria do Forcine realizou em 2019 um grande esforço de contato e convite de retorno à participação ativa das escolas inadimplentes, juntamente com novas políticas nos processos de cobrança.

Como resultado, restabelecemos a comunicação com diversas escolas que haviam se afastado do Fórum e regularizamos a emissão de boletos para pagamento. Com grande satisfação, a Diretoria Financeira informa que, com todas as dificuldades enfrentadas em diversos contextos, encerra o ano de 2019 com 19 escolas associadas adimplentes. Como anunciado em comunicações anteriores, iniciaremos em 2020 o processo de descredenciamento de escolas inadimplentes e sem comunicação com o Fórum, dentro das ações previstas pelas novas políticas de cobrança.

Unochapecó torna-se escola associada ao Forcine

O Forcine tem a alegria de anunciar e formalmente dar boas-vindas a uma nova associada que ingressou em novembro de 2019. Trata-se do curso de Produção Audiovisual Cinema e Vídeo da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), em Chapecó/SC.

A nova associada é uma Instituição com forte atuação no ensino superior na região oeste de Santa Catarina e o curso comemorou seus 10 anos neste mês de dezembro. A formação possui uma atuação em extensão abrangente através do Cineclube Helena que beneficia mais de oito mil pessoas da região e insere a comunidade à exibição cinematográfica mais distante das grandes redes de distribuição. Os professores já se fizeram presentes em eventos organizados e promovidos pelo Fórum e agora, oficialmente, juntam-se a entidade.

Representam a Unochapecó no Forcine os professores Francesco Flávio da Silva (coordenador do curso) e Dafne Reis Pedroso da Silva, indicados em documento enviado pelo reitor da IES, Cláudio Alcides Jacoski. Como a associada, o Fórum chega ao número de 29 escolas, em todas as regiões do Brasil.

Frente parlamentar divulga nota em defesa das IFES

A Frente Parlamentar pela Valorização das Universidades Federais, no último dia 26 de dezembro, divulgou nota em defesa das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no contexto da Medida Provisória 914/2019 editada pelo governo Jair Bolsonaro. Tal medida propõe mudanças no processo de escolha dos reitores e diretores das IFES, no sentido de restringir a participação das comunidades universitárias nos processos de eleição dos gestores. A nota pode ser lida neste link.

Rede Docente de Roteiro é criada no Forcine

No final de outubro, enquanto reverberação dos diálogos do XV Congresso da UFSC, foi criada a Rede Docente de Roteiro entre os professores das escolas de cinema e audiovisual. O grupo já conta com oito docentes de seis instituições (Unisul, PUCRS, UFF, UFPEL, ESPM e UESB) e está aberto a novos integrantes. Os interessados podem entrar em contato pelo contato.forcine@gmail.com.

Forcine é signatário de manifestação sobre EBC

A convite da Socicom, O Forcine é signatário de uma carta de manifestação de preocupação com a inclusão da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) no Programa de Parceria e Investimento do Governo Federal (PPI). O documento atenta para "um progressivo desmonte das instituições de radiodifusão de serviço público brasileiras", desencadeado desde 2016 no caso da EBC. Leia o documento no site da Socicom.

SBPC entrega manifesto pela Democracia a Dias Toffoli

O presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Ildeu de Castro Moreira, entregou ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro José Antonio Dias Toffoli, um manifesto em defesa da Democracia e da Constituição. O documento ressalta a necessidade da construção de um projeto nacional que, coerente com o que prevê a Carta Magna, conduza ao desenvolvimento sustentável do País e possibilite o estabelecimento de uma sociedade livre, justa e solidária. Leia o documento na íntegra nesse link. Com informações do portal da SBPC. 

Presidente da Socicom avalia ações da entidade em 2019

A presidente da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (Socicom), Ana Regina Rêgo, avalia as ações da entidade em 2019 no último informativo da entidade. A gestora percebe que o período  apresentava-se inicialmente "como um horizonte de grandes desafios para o Brasil", mas que não se poderia "avaliar que a estratégia governamental de desmonte das políticas públicas fosse se estruturar de forma tão complexa e ameaçadora". Leia o texto no site da Socicom.

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.