Skip to content

Edição de julho de 2019

Forcine participa do 3º Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual

O Forcine participou em uma mesa de discussão na terceira edição do Seminário Internacional Mulheres no Audiovisual, promovido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine) em São Paulo no dia 13/6. O evento é uma parceria da Agência com Sesc São Paulo, Firjan e Goethe-Institut. Idealizado pela diretora Debora Ivanov e planejado pela Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da Agência, a discussão abordou a importância das políticas públicas para a promoção da diversidade no audiovisual e o papel da sociedade civil na criação da mudança.

A entidade foi representada pela presidente Alessandra Meleiro que dividiu a mesa com Amanda Nevill (CEO do British Film Institute), Carolina Costa (Presidente da Comissão de Gênero, Raça e Diversidade da Ancine), Laís Bodanzky (Diretora-Presidente da SPCINE), Simoni de Mendonça (Presidente do SIAESP), Jussara Locatelli (Fórum Audiovisual Minas Gerais, Espírito Santo e Sul) e Lyara Oliveira (Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro).

Fórum participa da Virada Feminina na Fiesp

O Fórum teve participação no evento Virada Feminina na Fiesp que ocorreu no dia 2/6 e se propôs a debater e incentivar o protagonismo das mulheres em diversos setores da sociedade como saúde, esporte, política, empreendedorismo, sustentabilidade, cultura, entre outras.

A participação ocorreu na área Cultura, Tecnologia e Inovação coordenada por Kelly Castilho (Diretora da Confeitaria Filmes) e Regina Pedroso (CEO da Fomenta). O Forcine foi representado pela presidente Alessandra Meleiro no painel Qualificação Profissional para Indústria Criativa mediado pela diretora da Ancine, Débora Ivanov. Também participaram do painel Lúcia Helena Silva (Liga das Escolas de Samba de SP), Simoni de Mendonça (presidente SIAESP) e Andrea Barata (sócia O2 Filmes).

FEISAL oferece webinar e bolsas para curso sobre distribuição e exibição

A Federación de Escuelas de la Imagem y el Sonido de América Latina (FEISAL), entidade parceira do Forcine, está ofertando um programa de bolsas parciais e totais para o curso em Distribuição e Exibição Audiovisual que ocorre de 19 de julho a 23 de setembro em modalidade 100% online (a distância).

O curso é destinado a docentes e estudantes de cinema e audiovisual, imagem e som e áreas afins. Para escolas que não são argentinas, existem três opções de participação: (A) ao reunir 10 inscritos há bolsa de 50%, que representa U$ 125,00 em cada bolsa e o total de U$ 1250,00 em bolsas e mais 3 bolsas integrais com 100% do valor, (B) ao reunir 15 inscritos há bolsa de 50%, que representa U$ 125,00 em cada bolsa e o total de U$ 1875,00 em bolsas e mais 5 bolsas integrais com 100% do valor e (C) ao reunir 20 inscritos, há bolsa de 50%, que representa U$ 125,00 em cada bolsa e o total de U$ 2500,00 em bolsas e mais 7 bolsas integrais com 100% do valor.

Como parte integrante do curso, a FEISAL e a Universidad Nacional Villa Maria estão oferecendo um webinar gratuito intitulado Distribuição Audiovisual em Meios Tradicionais e Plataformas Digitais. O webinar ocorre nesta quarta-feira, 10/7, às 19h (Brasil e Argentina), 16h (México) e 17h (Peru). A inscrição para o webinar pode ser feita por este link.

O curso é certificado pelo Instituto de Extensión da Universidad Nacional Villa María e será ministrado pelos docentes Octavio Nadal, Fabio Prepelitchi e Paola Suárez com grande experiência prática e de pesquisa nos temas. O programa do curso e outras informações podem ser obtidas em aulavisual.net.

LATC Global Film e TV Program prepara para o mercado global

Entre os dias 6 e 11 de novembro, o Programa Film e TV do LATC, escola associada ao Forcine, proporciona uma imersão total na indústria audiovisual em Los Angeles com uma agenda exclusiva de reuniões, painéis e visitas. Anualmente o Centro coordena um grupo formado por cineastas, roteiristas, produtores, advogados e funcionários públicos de várias regiões do mundo em uma agenda intensa de reuniões, master classes, painéis e eventos que coincidem com o prestigiado American FilmMarket- AFM.

Durante o Programa do LATC, os participantes terão diversas oportunidades de networking e apresentação de projetos, nas quais discutem os aspectos criativos e comerciais com agentes, executivos e produtores nas áreas de coprodução, financiamento, representação e distribuição em multiplataformas.

Com o objetivo de conectar os profissionais com as tendências atuais da indústria, esta nova edição do Programa permite que cada participante personalize parte das atividades da agenda em Los Angeles de acordo com seus interesses específicos. Durante a inscrição, será possível escolher o tipo de credencial de acesso ao AFM, selecionar as atividades de capacitação e os tours opcionais, e determinar o perfil dos profissionais da indústria para as reuniões em Los Angeles. O período de inscrição vai de 11 de junho a 30 de setembro, ou até todas as vagas serem preenchidas. Os participantes que se inscreverem até 15 de julho garantem um desconto especial de 10% na taxa de inscrição. Mais informações no site do LATC.

Socicom inaugura novo site

A Socicom (Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação), divulga a todos que está com novo site web no endereço socicom.org.br.  O novo site entrou em funcionamento no final de maio e se propõe a reforçar o canal de comunicação da entidade com as associadas.

A Federação também informa que está presente no Facebook e no Instagram (@socicom_oficial) e procura utilizar as redes sociais para que as informações possam cricular de forma mais ampla. Associadas Forcine são convidadas a seguir os perfis da entidade e visitar o website.

Festuni Brasília recebe filmes até 31/7

Todo ano, quando chega o mês de junho, é lançado, a partir do Nordeste e nacionalmente, o toque de reunir para os festejos juninos. Em Brasília, a partir da Universidade de Brasília, no mês de junho/2019, lançou-se nacionalmente o toque de reunir para celebrar e debater o cinema e o audiovisual universitários no III FESTUNI, que ocorrerá em outubro/2019 e recebe filmes até 31/7.

Esse toque de reunir é para estudantes, professores, pesquisadores, público e apoiadores do cinema universitário. Atividades: mostra competitiva de filmes, mostras paralelas, seminário, debates, homenagens e outras atividades de ensino, pesquisa e extensão. Desta vez, o FESTUNI ocorrerá no Campus Darcy Ribeiro da UnB. Aos realizadores premiados pelo júri oficial e júri popular será entregue o Troféu Jean-Claude Bernardet, em homenagem a um dos professores da primeira hora do Curso de Cinema da UnB.

Além de professor, Jean-Claude Bernardet é crítico de cinema, pesquisador, roteirista, ator e tudo mais que um cineasta pode ser. Um exemplo raro de intelectual militante contra a caretice política e social. Em tempos de autoritarismo e de desmonte das políticas públicas de educação e de incentivo às artes e à cultura, é tempo de reunir para resistir. Veja o edital e outras informações no Facebook do FESTUNI.

Projeto Paradiso e SPCine realizam masterclass com Xenia Rivery

O Projeto Paradiso, inciativa de apoio aos talentos do audiovisual brasileiro, e Spcine realizam, em São Paulo, masterclass com a script doctor Xenia Rivery, diretora da cátedra de roteiro da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños, Cuba (EICTV).

Xenia coordenou e foi tutora, junto a Arturo Arango, do Taller Latinoamericano de Guiones (TLAG), realizado dentro do Festival Internacional del Nuevo Cine Latinoamericano (FINCL), em Havana. É roteirista do multipremiado curta-metragem “O Último Vagão” e dos longas-metragens de ficção “Tres veces dos”, de Esteban Insausti, Lester Hamlet y Pavel Giroud (Cuba); “Ciudad en rojo”, de Rebeca Chávez (Cuba); “Valeria descalza”, de Ernesto del Río (Espanha); “Café amargo”, de Rigoberto Jiménez (Cuba); e “El Chata”, de Gustavo Ramos (Puerto Rico) Também fez parte da equipe de consultoria do scriptdoctor Eliseo Altunaga.

São duas masterclasses no Brasil: a primeira ocorreu na sexta-feira (05.07) durante o Frapa, Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, e a segunda ocorrerá no evento em São Paulo. A masterclass ocorre na quarta-feira 10/7 às 19h no Centro Cultural São Paulo  (Rua Vergueiro, 1000, Paraíso) , Sala Paulo Emílio. O evento é gratuito e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência, sujeitos à lotação do espaço (99 lugares).

Forcine e Sigma em parceria na 2ª Mostra Universitária de Gramado

O Forcine está em parceria com o Coletivo Sigma Cinema para realização da 2ª Mostra de Cinema Univesitário no 47º Festival de Gramado em 2019. O evento ocorre dentro do HUB Universidades e, neste ano, terá exibição de filmes universitários de todo o Brasil, especialmente das escolas associadas ao Forcine.

Serão selecionados 20 títulos para exibição por meio de uma curadoria realizada pelo Sigma de filmes indicados pelas escolas associadas para a programação nacional da mostra. O coletivo é parceiro do Forcine para diversas ações de circulação de filmes universitários brasileiros. A programação dos filmes selecionados poderá ser conferida na e-lista do Forcine e na próxima edição do Boletim.

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.