Skip to content

Edição de março e abril de 2021

A partir da última Assembléia Geral, realizada no XVI Congresso Anual, e das discussões acerca dos apontamentos levantados pelos participantes, a Diretoria Executiva consolidou  os principais eixos estratégicos para o biênio 2021/22. Uma apresentação sintética destes eixos segue disponível abaixo.  Essa construção é permanente e a Diretoria está aberta para receber sugestões e/ou dúvidas.

1. Políticas Nacionais

Valorizar e defender as ações formativas, respeitando os diferentes perfis das instituições associadas e estando presente nas pautas prioritárias do audiovisual brasileiro. Agir pela valorização da diversidade, acompanhando o cumprimento das políticas em prol de cotas para discentes e docentes e promovendo o debate sobre as políticas públicas como parte da formação audiovisual.  

2. Diversidade

Dar continuidade ao mapeamento de docentes junto às escolas e ampliar a pesquisa, considerando também  discentes. Apoiar a qualificação docente e a atualização dos referenciais usados nos processos formativos, contemplando também a diversidade regional das nossas escolas.

3.  Pedagogias do ensino do audiovisual

Trabalhar continuamente as pautas relativas às pedagogias. Desenvolver estudos sobre as linguagens, o domínio de tecnologias e os processos presentes nas diferentes modalidades de ensino-aprendizagem. Valorizar a participação discente.

4. Internacionalização

Ampliar a participação do Forcine nas redes internacionais dedicadas à formação para o cinema e audiovisual e a interlocução com instituições de ensino no exterior, com foco especial  na integração latino-americana e nos países lusófonos.

Aletéia Selonk (PUCRS), Rico Cavalcanti (ESPM Rio), Tainá Xavier (UNILA), Lanza Xavier (UFPel), Daniela Dumaresq (UFC) e Hadija Chalupe (UFF/ESPM Rio) compõem nova diretoria do Forcine, para o biênio 2021-2022.
Veja mais em nossas redes sociais.

O Fórum possui dois conselhos que apoiam a Diretoria Executiva.

Conselho de Representantes:: Alessandra Meleiro (UFSCar), Denise Moraes (UNB), Elianne Ivo (UFF), Guilherme Rosa (UFPel), João Paulo Schlittler (ECA/USP) e  Katia Maciel (UFRJ). . 

Conselho Fiscal; Ana Paula Nunes (UFRB), Christian Pelegrini (UFJF), João Guilherme Barone (PUCRS), Lilian Solá Santiago (CEUNSP) e Ney Costa Santos (PUC-Rio).

O Forcine articula docentes de todo o Brasil. Atualmente possuímos organização em redes, divididas por áreas do conhecimento audiovisual. Os professores podem trocar experiências de ensino-aprendizagem, práticas pedagógicas, vivências de salas de aula e desenvolver projetos especiais que possam ser realizados no âmbito do Fórum.  

Todos os professores da área do audiovisual podem fazer parte das Redes Docentes  da entidade. 

Conheça as atuais redes docentes do Forcine:

  1. Crítica e Análise Fílmica
  2. Direção e Realização 
  3. Fotografia 
  4. Montagem, Motion e VFX 
  5. Produção 
  6. Roteiro
  7. Escolas Livres 

Para conhecer os integrantes e a coordenação das redes acesse www.forcine.org.br e se desejar fazer parte entre em contato pelo email contato@forcine.org.br

Mais informações no e-mail  contato@forcine.org.br

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.