Skip to content

Edição especial

O Congresso Forcine de 2023 está com as inscrições abertas. O encontro chega à sua 19ª. Edição e acontece entre os dias 11 e 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo.

O ensino como Vetor de Desenvolvimento do Audiovisual Brasileiro” é o tema norteador do evento, que conta com conferências, mesas-redondas, exibições de filmes.

Completa a programação do Congresso, a primeira edição do FUCINE – Festival Universitário de Cinema. Organizado por um time de estudantes universitários, o FUCINE vai exibir curtas-metragens universitários, em mostra competitiva, sempre às 18h.

As inscrições e demais informações sobre a programação podem ser acessadas pelo link http://bit.ly/congressoforcine2023 e/ou site do Fórum: www.forcine.org.br

A diretoria executiva trabalhou na construção de uma rede de parceiros para concretizar a viabilidade do Congresso Forcine.

O Ministério da Cultura juntou-se a nós como realizador do encontro. A Spcine e o Latc – Latin American Trainning Center figuram como patrocinadores. O Projeto Paradiso e a Cinemateca Brasileira assinam como apoiadores. Como parceiros institucionais temos o Mais Mulheres Audiovisual, a Apan – Associação dos Profissionais do Audiovisual Negro, e a ABPA – Associação Brasileira de Preservação Audiovisual.

O Forcine convoca a todos para o desafio de pensar o espaço da formação a partir da atual conjuntura do país. A oportunidade que se coloca frente à nova retomada do segmento é estimular uma real articulação entre todos os agentes, tendo o ensino e a formação como elo.

A discussão começa pela reflexão sobre para qual mercado os espaços de ensino estão formando e, ao mesmo tempo, qual mercado podemos vislumbrar para o futuro próximo no Brasil?

As conferências e painéis ampliam essa visão de desenvolvimento, na medida em que trazem para a pauta perspectivas políticas, econômicas, culturais e sociais; visões estratégicas que enfatizam a equidade, a inclusão e a diversidade; investimentos para a área de ensino; formação bellow-the-line; formação de público; matriz curricular e preservação.

Depois de 2 anos consecutivos realizando nosso encontro anual de forma remota, é chegada a hora de estarmos reunidos novamente, agora presencialmente. E na Cinemateca Brasileira, esse espaço que é fundamental para o audiovisual brasileiro e um símbolo do nosso cinema, da nossa história.

O FUCINE, Festival de Cinema Universitário, está em contagem regressiva para a exibição de produções cinematográficas realizadas por estudantes de todo o Brasil. A primeira edição do evento recebeu mais de 280 inscrições de curtas-metragens de todos os gêneros, vindos de todo o país. Serão exibidos 35 filmes universitários, entre 11 e 13 de setembro. No dia 14, acontece a premiação que contempla as seguintes categorias: melhor curta-metragem de animação; melhor curta-metragem de documentário; melhor curta-metragem experimental, melhor curta-metragem de ficção, melhor curta-metragem por júri popular; melhor filme; melhor direção; melhor roteiro e melhor montagem.

O Júri será formado por Jair Silva, gerente de distribuição da O2 Play; Márcio Salem, crítico de cinema, escritor e professor; e Rosana Urbes, animadora, ilustradora, storyboarder e diretora.

Detalhes sobre o Fucine podem ser obtidos em seu perfil: @festivalfucine

O Congresso Forcine conta com uma Comissão Organizadora, que tem entre seus componentes a diretoria executiva do Fórum – Aletéia Selonk (PUCRS), Alex Damasceno (UFPA), Daniela Dumaresq (UFC), Hadija Chalupe (ESPM Rio), Lanza Xavier (Ufpel), Marcelo Costa (UEG) - e docentes de espaços formativos de São Paulo - Luciana Rodrigues (Faap), Marcos "Tuca" Américo (Unesp), Maria Luiza Dias de Almeida Marques (Faap), Tammy Weiss (Querô), João Paulo Schlittler (USP), Sérgio Nesteriuk (Anhembi Morumbi) e Jamer Guterres de Mello( Anhembi Morumbi).

O Fucine contou com a organização dos estudantes Felipe Rodrigues Da Costa, Mayara Lana, Arthur Lobo, Andressa Miranda.

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.