Skip to content

Edição especial

Parcerias e Articulações se consolidam no Congresso Forcine 2023

 19º. Encontro anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual reuniu docentes, discentes, gestores públicos, profissionais e empresários em torno da pauta do ensino e formação

 

O Congresso Forcine de 2023 aconteceu de 11 a 14 de setembro, na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Refletir sobre a posição transversal do ensino e formação do audiovisual para o desenvolvimento do setor audiovisual, bem como o entendimento de que a formação integra a própria cadeia produtiva do audiovisual foi a proposição inicial do Forcine. A pauta encontrou apoio e repercussão entre os conferencistas, painelistas e público que acompanharam os 4 dias de encontro.

A abertura do evento foi marcada pelo lançamento do Prêmio Orlando Senna para Curtas-Metragens, iniciativa do Ministério da Cultura realizada em parceria com o Forcine, que vai premiar filmes de conclusão de curso realizados pelos espaços formativos brasileiros. As inscrições serão abertas em breve.

Os eixos norteadores das discussões estiveram centrados na visão de desenvolvimento da indústria audiovisual brasileira e da sua relação com o ensino, passando por visões estratégicas dedicadas à inclusão, equidade e acessibilidade, bem como a importância dos investimentos contínuos e atenção à matriz curricular. O audiovisual na sala de aula da educação básica recorrentemente entrou na pauta das discussões. A conferência de encerramento chamou a atenção para a preservação audiovisual como um compromisso de todos.

Curtas-metragens universitários foram exibidos diariamente também por ocasião das sessões do Fucine – Festival Universitário de Cinema – que contaram com 35 filmes na programação e 9 premiações. O Festival foi uma livre iniciativa de estudantes de cinema e encontrou apoio do Congresso para garantir sessões na Cinemateca Brasileira.

O Congresso consolidou também uma nova fase do Fórum que, a partir de 2023, abre espaço para novos associados. Além das instituições de ensino superior, espaços formativos de todos os perfis podem se associar, bem como pessoas físicas que se interessem e/ou apoiem o ensino, bem como trabalhem em ações formativas e/ou no setor audiovisual. Um Manual para Associação foi lançado, simplificando o processo de entrada no Fórum.

Importante ressaltar que, em 2023, o Forcine reuniu uma rede de parceiros que viabilizaram o encontro. O Ministério da Cultura assinou a realização, em conjunto com o Forcine. A Spcine e o Latc patrocinaram o evento, que teve apoio do Projeto Paradiso e Cinemateca Brasileira, e Parceria Institucional do Instituto Mais Mulheres Audiovisual, Apan e ABPA.

As conferências foram transmitidas ao vivo, o que ampliou o alcance das discussões. As mesas-redondas foram gravadas e já começam a estar disponíveis no Youtube do Forcine. Confira!

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.