Skip to content

Edição de julho e agosto de 2021

É com imensa alegria que apresentamos o tema do Congresso Forcine 2021. O evento virtual será sediado na UFPA (Universidade Federal do Pará) e se realizará de 29 de setembro a 02 de outubro.

CONEXÕES E RESISTÊNCIAS AUDIOVISUAIS: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes.

Novos mundos, novos desafios, novos olhares, novas conexões. Diante deste cenário, somos convocados à resistência, convocados à ação, convocados a um ensino que não se limita à troca de saberes, mas sobretudo, a imaginar possibilidades e apontar soluções duradouras, que contribuam de forma efetiva no processo de capacitação acadêmica do profissional do audiovisual.

Sugestões  de tema para mesas, palestrantes entre outros, contacte-nos pelo email contato.forcine@gmail.com

Seguiu, ao longo do mês de julho, carta convidando as escolas associadas a reiterar a parceria com o Forcine quitando suas anuidades. É graças à contribuição de instituições comprometidas com a qualidade do ensino de cinema e audiovisual que podemos planejar e realizar todas essas ações. O pagamento das anuidades, além do suporte à atuação permanente e compromisso institucional com as missões do Forcine, permite a plena participação da instituição como membro do Fórum, com direito a voz e voto nas assembleias; participação no congresso anual; possibilidade de ter um representante na diretoria da entidade; além de benefícios em ações em que o Forcine figure como instituição parceira.

É importante frisar que este recurso atualmente é a única fonte de receita da entidade e apoia diretamente o trabalho desenvolvido voluntariamente pela diretoria executiva e pelos conselhos do Forcine na representação institucional de todos os agentes envolvidos com a formação em cinema e audiovisual no Brasil, na realização dos congressos anuais e de todas as ações desenvolvidas pelo Fórum.

Forcine e Feisal (Federación de Escuelas de Imagen y Sonido de América Latina) realizam o Coloquio Latinoamericano de Docentes de Cine y Audiovisual, em formato virtual no dia 1 de setembro de 2021. Com o objetivo de proporcionar diálogos entre os professores das diferentes áreas do cinema e audiovisual na América Latina, as entidades abrem um espaço para que os docentes compartilhem relatos de experiências sobre suas práticas de ensino. O colóquio será um momento para construirmos parcerias para colaborações futuras tanto no âmbito das entidades quanto entre os docentes.

 

Em breve enviaremos orientações para as inscrições.

No dia 14 de agosto acontece mais um encontro Forcine Sul, dentro do Hub Universidades. O evento integra a programação do Gramado Film Market, do Festival de Cinema de Gramado.

A primeira mesa, às 15h, apresenta o lançamento do Mapeamento de Diversidades nos Cursos de Cinema e Audiovisual do Brasil, com a participação das pesquisadoras e professoras Alessandra Meleiro, Tainá Xavier, Lilian Santiago e Paula Alves. Completa a mesa, mediada por Aletéia Selonk, Alfredo Naime Padua representando a Feisal, a Federação das Escolas de Imagem e Som da América Latina.

Na sequência, às 16h30, os pesquisadores Fatimarlei Lunardeli e Glênio Póvoas apresentam uma palestra sobre a história do cinema no Rio Grande do Sul e as suas mais expressivas manifestações, com base no trabalho que desenvolvem no Núcleo de Pesquisa, Informação e Memória do IECINE.

Completa a programação do primeiro dia, às 17h30, uma mesa com as lideranças gaúchas do setor que debatem propostas que possam impulsionar os conteúdos audiovisuais do Estado.

No mês de agosto o Forcine irá lançar uma publicação contendo os resultados da primeira fase do levantamento. Com prefácio da professora Lilian Solá Santiago e apresentação da pesquisadora Paula Alves, a publicação apresenta os dados coletados no contato com 169 cursos de cinema em todo o país. A publicação traz números que referentes às informações concedidas por 54 cursos respondentes, além de destaques de falas dos seguintes participantes do Comitê Consultivo: Alessandra S. Brandão, Debora Ivanov, Djalma Ribeiro Jr, Malu Andrade e Tatiana Carvalho Costa.  

Neste mesmo mês daremos início à coleta de dados discentes para a segunda fase da pesquisa! Em breve disponibilizaremos o link do formulário. Contamos com ampla participação de toda a comunidade do Forcine nessa ação!

Estão abertas até 15 de agosto as inscrições para o primeiro edital da Cardume para a produção de curta-metragem. O projeto selecionado receberá benefícios em serviços e recursos financeiros para produção do curta e inscrições em festivais.

 

Para saber mais acesse cardume.tv.br

Dúvidas pelo e-mail editaldeproducao@cardume.tv.br

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.