Skip to content

Edição de abril e maio de 2022

Uma parceria entre o Forcine e o Rio2C vai estimular a participação de docentes e discentes das escolas associadas nos eventos deste importante encontro de mercado. As escolas foram convidadas a inscrever seus professores e estudantes que beneficiaram-se com credenciais gratuitas. A continuidade da parceria garante também o uso de conteúdo online do Rio2C por professores de produção, em sala de aula, no primeiro semestre de 2022.

O Rio2C é o maior encontro do setor na América Latina, e acontece entre os dias 26 de abril e 01 de maio, na Cidade das Artes.

O Canal do Youtube do Forcine disponibiliza a programação do nosso XVII Congresso anual do Fórum Brasileiro de Ensino de Cinema e Audiovisual – Forcine. As mesas-redondas se articularam a partir do tema do Congresso, "Conexões e Resistências Audiovisuais: Ações e Perspectivas para Mundos Emergentes" e apresentaram diferentes abordagens às questões do cinema e audiovisual na contemporaneidade. Um espaço especial foi dedicado à pesquisa realizada na região norte e à comemoração dos 10 anos do curso de Cinema e Audiovisual da UFPA que acolheu o Congresso. As Redes Docentes do Forcine também se encontraram e partilharam com o público os trabalhos e reflexões que vêm desenvolvendo. 

O congresso aconteceu de 29 de setembro a 02 de outubro na UFPA (Universidade Federal do Pará) que recebeu mais de 500 inscrições.

O conteúdo na íntegra já está disponível no nosso canal do youtube. https://www.youtube.com/channel/UCupQrtDBzRk1pqOzPKpSo5Q

O Forcine em parceria com a plataforma b_arco on! ofereceu 5 bolsas para o curso “Dirigindo a Montagem”, com Daniel Rezende. O professor foi indicado ao Oscar por melhor montagem com “Cidade de Deus” e ganhador do Emmy Internacional como diretor, com a série “Ninguém Tá Olhando”. No curso, Daniel Rezende compartilha sua experiência e seus projetos. 

O Forcine sorteou as 5 bolsas entre os discentes da UFPA, que atuaram como  monitores no Congresso Forcine 2021.

O curta "MANHÃ DE DOMINGO" (25min | RJ | 2022) dirigido pelo estudante de Cinema da UFF Bruno Ribeiro ganhou o Urso de Prata de melhor curta-metragem da 72ª edição do Festival de Berlim. A equipe conta com outros estudantes e egressos de escolas associadas ao Forcine, como a produtora executiva Laís Diel (UFF), ass de elétrica Marina Gurgel (UFF), o técnico de som Gustavo Silveira (PUC) e o montador Vinícius Silva (UFPel). 

 

“Recebemos o prêmio com muita emoção. Trabalhamos muito nesse projeto e o prêmio coroa todo o esforço que tivemos até aqui. Para nós esse reconhecimento é motivo de celebração, um indicativo de que fizemos um bom trabalho e que devemos continuar produzindo. O prêmio também veio para trazer esperança para o cinema brasileiro, significa pra muita gente que ainda vale a pena fazer o que se ama. Além disso, esse prêmio também representa o sucesso das políticas afirmativas. Eu e Bruno somos cotistas e toda nossa trajetória escolar foi em escola pública." (Laís Diel) 

 

"Hoje sou só gratidão por tudo, eu, Bruno e uma boa parte da equipe, somos ambos frutos da Universidade Federal nesse Brasil, nos encontramos com nossos primeiros filmes por festivais. E trabalhar nesse filme, acredito que foi uma das experiências artísticas mais bonitas que vivi. Bruno é um presente que o cinema me deu como amigo pra vida. Além disso, trabalhamos muito bem juntos e durante o processo de montagem debates surgem, mas com respeito às resoluções nossas foram bem fluidas, quase como se um fosse a consciência do outro e conseguimos juntar nossas obsessões artísticas. Ganhamos o prêmio em Berlim e ficamos alegres, mas me lembro de ficar muito feliz quando terminamos o filme e voltar para casa em êxtase por ter feito uma obra de arte". (Vinícius Silva)

O Hub de conteúdos para apoio ao ensino de cinema e audiovisual organiza e disponibiliza materiais para apoio ao ensino de cinema e audiovisual para servir de apoio a atividades docentes. São vídeos sobre diversos assuntos: roteiro, produção, animação e outros que podem complementar as aulas e os estudos em cinema e audiovisual. 

Atualização permanente. 

Visite sempre que puder e envie sua contribuição

Siga nossas redes sociais. @forcineorg

Instagram

Facebook

Youtube

Colabore com o Boletim Forcine

Compartilhe notícias, relatos e experiências de suas escolas no Boletim Forcine. Colaborações com as próximas edições são bem-vindas através do e-mail contato.forcine@gmail.com (informar no título da mensagem Boletim Forcine). O texto deve conter até 250 palavras, pode conter links para páginas de internet e uma imagem.