Skip to content

Disponível o Anuário de Festivais e Mostras Audiovisuais de 2019

Está disponível para acesso o anuário Os Festivais/Mostras Audiovisuais em 2019: Geografia e Virtualização, que tem como objetivo traçar um perfil dos festivais/mostras audiovisuais brasileiros que abriram inscrições para obras e que foram realizados em 2019, oferecendo um panorama geográfico (onde os eventos ocorreram) e virtual (desempenho dos processos de inscrições para essas obras) ao longo do ano. O anuário tem autoria de Paulo Luz Corrêa e está disponível para acesso e download.

A novidade está no comparativo das informações do último quadriênio (2016-2019) do circuito, permitindo visualização do total de festivais/mostras cadastrados, por Região, quantidade das principais temáticas ao evoluir dos anos e as formas e tipos de inscrição cadastradas nesse intervalo de tempo. Em 2019 foram quase 350 festivais/mostras que abriram inscrições de obras audiovisuais, menor número do último triênio (2017-2018-2019), em 266 municípios (4% das cidades brasileiras), desempenho um pouco mais tímido do que em 2018.

Nos eventos temáticos, a maior redução se deu nos eventos voltados para o universo LGBTQ. Os festivais/mostras universitários apresentaram uma queda mínima comparada à 2018, encerrando o ano com 38 eventos realizados. Nos últimos 4 anos, 2017 foi o período com a maior quantidade de eventos do tipo (43). Já os estudantis, voltados para obras de alunos do ensino fundamental/médio e técnico, apresentaram leve estabilidade. O circuito abrigou quase 120 mil inscrições realizadas, com a forma virtual recebendo a maior parte dessas submissões, desenhando um perfil do festival/mostra brasileiro: que recebe em média 500 inscrições e utilizando majoritariamente o Formulário Google. O Forcine agradece ao pesquisador Paulo Corrêa pela divulgação da pesquisa às escolas brasileiras.


Anuário Os Festivais/Mostras Audiovisuais em 2019: Geografia e Virtualização

Anexo 1: Relação de festivais/mostras catalogados (com abertura de inscrições e realização em 2019)

Anexo 2: Comparativo dos anuários realizados no quadriênio 2016-2019

Link para download de todos os anuários