Skip to content

Cursos superiores de Cinema e Audiovisual crescem mais de 100% em 4 anos

O número de cursos superiores de Cinema e Audiovisual cresceu mais de 100% no período de quatro anos. O levantamento foi feito pelo Forcine que, por meio de suas Pesquisas e Mapeamentos, mantém firme seu compromisso de contribuir de forma sistemática para o campo da formação e capacitação em cinema e audiovisual.

Foram monitorados os registros disponíveis na base de dados oficial do Ministério da Educação, onde constam os atos regulatórios de cursos e Instuições de Ensino Superior (IES), o e-MEC. Os dados são iniciais e serão utilizados em investigações feitas pela entidade.

Em 2016, período do último levantamento, a oferta brasileira era de 87 cursos de graduação em atividade, sem estar em processo de extinção, cadastrados no sistema. Neste início de 2020, constam 184 graduações com oferta regular, o que representa um aumento de 111,4%. O número total é divido em modalidades de oferta. A maioria é concentrada em bacharelados presenciais (108 cursos), seguidos de tecnológicos presenciais (63 cursos), tecnológicos a distância (5 cursos), bacharelados a distância e sequenciais (3 cursos cada) e licenciaturas presenciais (2 cursos).

As informações obtidas no sistema e-MEC, nos termos da legislação vigente, "são declaratórias e a veracidade é de responsabilidade da respectiva instituição" o que significa que algumas informações podem ter sofrido alteração sem ainda terem sido atualizadas na base de dados. No entanto, é possível afirmar que houve um aumento expressivo da oferta no país em quatro anos, o que, na avaliação do Forcine, demonstra um excepcional interesse de estudantes e gestores acadêmicos pelo setor.