Skip to content

Festivais e eventos com inscrições abertas

Festival Novos Realizadores/Portugal (FEST) prazos diversos
O FEST é o local ideal para estudantes de cinema que procuram uma porta de entrada para a indústria cinematográfica. O festival português oferece uma plataforma para network, desenvolvimento de capacidades e conhecimento cinematográfico, e desenvolvimento de novos projetos, assim como interagir pessoalmente com os principais cineastas do mundo. O evento ocorre na cidade de Espinho (distrito de Aveiro) entre 24 de Junho e 1 de Julho, 2019. Participe no Fórum de Cinema de 6 dias com mais de 30 workshops e masterclasses de alguns dos maiores nomes do mundo cinemático internacional. Sem zona VIP e com muitas oportunidades de networking, todos os participantes recebem uma oportunidade única para, não apenas ouvir os maiores nomes do mundo do cinema, mas também, fazer perguntas, receber feedback e participar em conversa informal. Veja informativo neste link.

11º In-Edit Brasil inscrições até 15/3
Foram prorrogadas até 15/03 as inscrições para a 11ª edição do In-Edit Brasil - Festival Internacional do Documentário Musical, que acontece de 12 a 23 de  junho em São Paulo. Serão aceitos documentários de produção (ou coprodução) brasileira inéditas no circuito comercial, que tenham a música como elemento central, não importando o gênero ou a época, nas categorias: Competição Nacional, Mostra Brasil e Curta um Som. Todos os filmes selecionados para a Competição Nacional concorrem ao prêmio "In-Edit Brasil de Melhor Documentário Musical". O filme vencedor, que será definido por um júri composto por especialistas (cineastas, músicos, produtores, jornalistas), será exibido no Festival In-Edit de Barcelona 2019, com a presença do diretor. O regulamento, formulário de inscrição e outras informações estão disponíveis no site: http://br.in-edit.org/

14º Festival Taguatinga de Cinema inscrições até 31/03
O Festival Taguatinga de Cinema chega à maioridade como locus de resistência democrática e fortalecimento de sujeitos políticos com produção cinematográfica independente. Depois de 21 anos celebrando o cinema na periferia do Distrito Federal, realiza em 2019 a sua 14ª edição . O compromisso do festival, de ontem e de hoje, é com a vitalidade e diversidade dos olhares cinematográficos, com os jeitos criativos de mover sensibilidades na direção de ideais éticos, do engajamento político e social e de alternativas para outro país possível. É com este espírito que o 14ª Festival de Taguatinga de Cinema abre suas inscrições para receber, até 31 de março, produções de curtas-metragens de todo o Brasil. Poderão ser inscritos filmes de qualquer gênero cinematográfico, produzidos a partir de 2017, com até 30 minutos de duração, e que estejam sintonizados com os valores éticos, políticos e artísticos do festival. Acesse o site do festival: www.festivaltaguatinga.com.br.

8º Mostra Ecofalante inscrições até 11/03
As inscrições para o Concurso Curta Ecofalante estão abertas até 11 de março. A 8ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é gratuita e será realizada em São Paulo, em Junho de 2019. O evento, que é anual, contribui para a difusão de importantes e premiadas obras cinematográficas raras ao público brasileiro. Através de filmes e debates, a Mostra amplia e enriquece discussões ambientais que envolvem a totalidade de nossa sociedade. Além da competição, a programação conta com a Mostra Contemporânea Internacional (não competitiva) que apresenta os mais novos filmes dos principais festivais de cinema e documentário do mundo, a Competição Latino-Americana que premia os melhores filmes ambientais latino-americanos, o Panorama Histórico com filmes clássicos de diretores renomados que nos oferecem um outro olhar para a questão ambiental, a Homenagem a um diretor de relevância histórica para a causa, e a Mostra Escola e o Programa Ecofalante Universidades, que levam filmes e debates para dentro do ambiente de ensino. Acesse: ecofalante.org.br/competicao/concursocurta.

Anuário Internacional de Comunicação Lusófona inscrições até 31/03
Está aberto o prazo para o envio de propostas para a edição 2017/2018 do Anuário Internacional de Comunicação Lusófona. O tema central desta edição é Os desafios da pesquisa em comunicação no espaço lusófono, mas também poderão ser aceites artigos que tratem de outros temas no domínio da comunicação e cultura no espaço lusófono. Data limite de envio de propostas (artigo completo): 31 de março de 2019. Email para o envio de propostas: pserra@ubi.pt, secretariado@sopcom.pt Data da resposta sobre a aceitação: 30 de abril de 2019.